Fundação Semear promove 3º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor

Por: GIFE| Notícias| 29/09/2008

A Fundação Semear promove, nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, o 3º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor – Integração Social para Ações de Cidadania. O evento acontece no Centro Municipal de Cultura (R. Ignácio Plangg, 66- Centro),em Novo Hamburgo.

O Encontro é um espaço para debater sobre a atuação do terceiro setor, sua prática e sua realidade, buscando, com isso, contribuir para o fortalecimento das ações sociais no Rio Grande do Sul. A programação conta com painelistas que são referência nacional no terceiro setor e que discutirão questões como: educação social, lei da aprendizagem, cenário social e legislação para o terceiro setor. A solenidade oficial, no dia 30 de setembro, reúne autoridades estaduais e de diversos municípios da região.

A conferência de abertura, na noite do dia 30, será realizada pela Dr ª Wanda Engel Aduan, que é Superintendente executiva do Instituto Unibanco e exerceu até 2006 a chefia da Divisão de Desenvolvimento Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento em sua sede na cidade de Washington. Foi Ministra de Estado da Assistência Social entre 1999 e 2002, durante o 2º mandato do Presidente Fernando Henrique Cardoso.

No segundo dia, o painel Educação para a Transformação Social, traz a Secretária de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e a Doutora em Educação, Salete Campos de Moraes, professora da PUC e autora de livros na área da educação. Ainda na parte da manhã, o tema a ser debatido é a Lei de Aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do país, com os painelistas Dr. Airtom Pacheco Paim Jr., consultor jurídico na área trabalhista e Denise Natalina Brambilla González, fiscal do trabalho e coordenadora dos programas para a Juventude da Superintendência do Rio Grande do Sul.

Iniciando os trabalhos à tarde, a Fundação Semear traz o Banco Esperança, de Santa Maria e o Instituto Banco Palmas, de Fortaleza, que apresentarão exemplos de sucesso, realizados na área social.

Dando seqüência, o painel Cenário Social e legislação para o terceiro setor, terá três painelistas de renome nacional: o Dr. Eduardo Szazi, professor de Direito do Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração(FIA) e da Fundação Getúlio Vargas(FGV). Autor do livro “”Terceiro Setor: Regulação no Brasil””; o Secretário de Estado da Justiça e do Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul, Dr. Fernando Schüler e Eliene Amorim dos Santos, Coordenadora Estadual do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI) e Diretora do Departamento de Inclusão Social da Secretaria de Assistência e Inclusão Social de São Leopoldo.

Fechando os trabalhos da tarde, Marcio Zeppelini, apresentará a conferência Sustentabilidade no Terceiro Setor. Marcio atua como editor geral da Revista Filantropia e consultor em comunicação e marketing para organizações do Terceiro Setor.

Para a coordenadora executiva da Fundação Semear, Helena Thomé, “”o Encontro é uma oportunidade para discutir e apontar caminhos. Além disso, proporciona às organizações do terceiro setor o acesso a informações que qualificam a gestão dessas entidades””.

O Encontro é dirigido para profissionais do terceiro setor (fundações, associações, institutos), profissionais de empresas, profissionais liberais e estudantes.

O investimento é de R$ 40,00 para Organizações Sociais, estudantes, empresas associadas à ACI-NH/CB/EV e mantenedores da Fundação Semear e R$ 60,00 para demais empresas, pessoas físicas e órgãos públicos.

O 3º Encontro Gaúcho do Terceiro Setor tem o patrocínio da Gerdau Aços Longos S/A e do Instituto Unibanco, parceria do Instituto C&A e apoio da Revista Filantropia. Conta ainda com a parceria institucional da ACI-NH/CB/EV e do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional