Fundação Semear promove capacitação para organizações sociais

Por: GIFE| Notícias| 20/07/2009

A Fundação Semear realizará dois cursos de capacitação para Organizações Sociais. No dia 31 de julho, acontecerá o curso Associações e Cooperativas – Conceitos e Aplicações.

O objetivo é analisar e problematizar o processo de criação e de utilização das cooperativas e associações, suas semelhanças e diferenças, de forma a entender as finalidades a que se aplicam e em quais situações estas diferentes figuras jurídicas podem contribuir para a melhoria das condições econômicas, sociais e culturais da sociedade. Já o curso Geração de Renda e Sustentabilidade será realizado no dia 7 de agosto.

No curso serão abordados temas como: Empreendedorismo social; Aspectos jurídicos institucionais e tributários; Plano de Negócios (Venda de produto, Qualidade do produto e preço, Definição dos produtos, serviços e público alvo adequados e Fundo patrimonial) e Redes de Economia Solidária – Comércio justo e solidário. Os cursos serão ministrados por César Augusto Resende Nunes, Pós-graduado em Gestão Social pela UFRGS. Bacharel em Direito pela PUC – Minas e em Administração de Empresas pela UNA-MG. Cooperado da Cooperativa de Professores Saber Ltda. Coordena e presta consultoria pela Rede Profissionais Sociais. Consultor e ex-coordenador de rede da ONG Parceiros Voluntários. Ex-docente do Sistema Fecomércio/Senac-RS em Gestão Social.

As capacitações ocorrerão na sala 23 da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI-NH/CB/EV), em Novo Hamburgo / RS, das 9h às 18h, tendo, cada curso, duração de 8 horas. O investimento para cada curso é de R$ 60,00 para organizações do terceiro setor, mantenedores da Fundação Semear, estudantes e empresas associadas à ACI-NH/CB/EV e R$ 100,00 para demais participantes.

Duas ou mais inscrições da mesma instituição, recebem 15% de desconto. O participante que se inscrever nos dois cursos também recebe desconto. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 2108 2108, ramais 2162 ou 2193, ou pelo site www.fundacaosemear.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional