Fundação SM aposta no desenvolvimento social por meio da educação e da cultura

Por: GIFE| Notícias| 29/06/2015

Promover a melhoria da qualidade do ensino e o desenvolvimento dos cidadãos por meio da educação e da cultura. Essa é a proposta de atuação da Fundação SM (FSM), organização que acaba de se tornar associada ao GIFE.

Criada na Espanha em 1977, iniciou seus trabalhos com a finalidade de reverter em benefícios à sociedade os resultados conquistados pela Edições SM, editora especializada na publicação de livros didáticos, paradidáticos, ensino de línguas, entre outros.

Segundo Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, a organização atua em quatro frentes: estímulo à formação continuada e valorização do professor; fomento à leitura e produção literária; apoio a atividades e projetos socioeducativos; e à pesquisa educacional.

No Brasil, onde está há cerca de dez anos, a Fundação dedica-se ao desenvolvimento e à promoção de projetos sociais. São iniciativas próprias ou realizadas em parceria com governos, organizações privadas e entidades nacionais e internacionais – como o Ministério da Educação (MEC), a Academia Brasileira de Letras (ABL) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) – para valorizar professores, gestores, educadores, alunos e escritores.

Uma das iniciativas de destaque da Fundação SM é o apoio financeiro direcionado ao Prêmio Professores do Brasil, criado pelo MEC para reconhecer os professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino nas salas de aula. A FSM é parceira da iniciativa desde a sua primeira edição, em 2005.

Já no campo da literatura, a organização promove no Brasil e em outros oito países o Prêmio Barco a Vapor, cuja finalidade principal é estimular a produção literária nacional, revelando novos autores que terão suas histórias publicadas pela Edições SM. A entidade tem, ainda, presença marcante nas principais feiras do setor, como a Flipinha – evento paralelo à Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) – e o Salão do Livro Infantil e Juvenil, realizado pela FNLIJ.

Outro projeto socioeducativo cofinanciado pela FSM é o Centro de Referências em Educação Integral. A iniciativa é conduzida pela Associação Cidade Escola Aprendiz em parceria com outras organizações não-governamentais e com o suporte do MEC, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação(Undime) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O projeto coletivo foi criado para contribuir com a formulação, implementação e aprimoramento de políticas públicas de educação integral a partir de ações de mobilização, formação e articulação de agentes estratégicos para o tema. Em uma plataforma virtual são disponibilizados materiais de formação e notícias, além da organização de workshops e seminários aos agentes envolvidos. Cerca de 230 mil pessoas já foram beneficiadas pelo projeto.

Sobre a participação da Fundação na rede do GIFE, Pilar destaca a importância de se fazer presente num espaço como este. “A rede é muito potente. Este encontro entre fundações e institutos fortalece os esforços que fazemos para atingir o nosso objetivo, que é apoiar uma educação pública de qualidade para todos. Não faz mais sentido que cada organização atue de forma isolada”, destaca a diretora da FSM.

Fundação SM (FSM) é associada GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional