Fundação SM lança 12ª edição do Prêmio Barco a Vapor 

Por: GIFE| Notícias| 18/01/2016

Com o objetivo de revelar novos autores, estimular a criação literária nacional e propiciar aos jovens leitores o acesso a textos inéditos e de qualidade, a Fundação SM lança mais uma edição do Prêmio Barco a Vapor. A iniciativa é promovida pela organização nos nove países onde o Grupo SM atua: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. No Brasil, o prêmio existe desde 2005 e pelo 12º ano consecutivo é possível inscrever-se para uma das mais importantes premiações nacionais concedidas à literatura infantil e juvenil.

Maria do Pilar Lacerda, diretora da Fundação SM, ressalta que a iniciativa tem colaborado no incentivo à prática da leitura das crianças e adolescentes no país, à medida que o prêmio motiva os escritores a mostrarem suas obras, além da disseminação de histórias com qualidade e diversidade de gêneros.

“Quanto mais qualidade na literatura e quanto mais caminharmos juntos com a formação dos professores, vamos contribuir para criar mais leitores e mais gosto pela literatura”, comenta a diretora da Fundação, destacando alguns resultados relevantes para o setor nestas 12 edições. “Temos hoje novos escritores, uma maior divulgação dos acervos da SM e uma boa articulação com diferentes setores da literatura infantojuvenil, como imprensa, universidade, escritores e livrarias”, completa.

Como participar

Poderão participar do concurso autores de obras literárias maiores de 18 anos e que tenham obras inéditas de ficção nos gêneros romance e novela para crianças e jovens. Ao se inscrever, o autor deverá enquadrar o seu texto original em alguma das séries da coleção Barco a Vapor, podendo ter entre 11 mil e 210 mil caracteres. As séries da coleção são: Branca (leitor iniciante, a partir de seis anos); Azul (leitor em processo, a partir de oito anos); Laranja (leitor fluente, a partir de dez anos); e Vermelha (leitor crítico, a partir de doze anos).

Todas as obras serão avaliadas por um júri em duas etapas. Na primeira, serão escolhidos até dez finalistas, os quais, ainda que não ganhem o prêmio, poderão ser contratados por Edições SM. Assim, durante o prazo de três meses, a contar da data de divulgação do prêmio, a Editora terá preferência na aquisição dos direitos de publicação dessas obras.

Os textos finalistas serão então avaliados por outro júri, que indicará o original vencedor. Os dois júris serão compostos por escritores, professores, jornalistas e pessoas especializadas em diversas áreas da literatura e da crítica literária. A cerimônia de premiação será realizada no segundo semestre.

Além de R$ 40 mil como adiantamento de direitos autorais, o vencedor terá seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, da Edições SM.

Na última edição da premiação, a obra de destaque foi “O Vento de Oalab”, do jornalista João Luiz Guimarães.

Os interessados em participar podem fazer a sua inscrição pelo site até o dia 31 de janeiro. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional