Fundação Stickel realiza exposição de fotografias na Semana de Arte de São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 14/08/2017

As artes visuais, a música, a dança, o teatro, o cinema e a literatura irão ocupar a cidade de São Paulo durante a Semana de Arte, que será realizada de 14 a 20 de agosto, em vários pontos da capital paulista. O evento, que conta com uma série de espetáculos exclusivos espalhados por diversos espaços, terá como culminância uma feira, entre os dias 18 a 20, que reunirá um seleto time de galerias do Brasil e do mundo.

Neste espaço, pela primeira vez, a Fundação Stickel, a convite da galerista Luisa Strina, uma das organizadoras do evento, estará presente. Ela terá a oportunidade de expor as fotografias de alunos do curso ‘Olhares Sobre a Cachoeirinha’, ministrado pelos fotógrafos e educadores Arnaldo Pappalardo e Lucas Cruz.

As formações são realizadas desde 2009 na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha. O projeto é uma parceria com o Projeto Fábricas, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, sob a gestão da organização POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura. Semestralmente, a Fundação oferece no local dois cursos – iniciante e avançado – com cerca de 20 participantes cada.

A proposta da formação é desenvolver, junto aos alunos, uma visão observadora e reflexiva quanto ao bairro em que vivem. Anualmente, a Fundação organiza no local exposição e publicação do catálogo com as fotografias, ao final das turmas daquele período.

Porém, essa será a estreia do projeto em um espaço como a Semana de Arte de São Paulo. Durante a feira, serão apresentados 120 trabalhos dos alunos de 2009 a 2016, que estarão à venda, a fim de reverter a verba para as iniciativas da Fundação. “Essa é uma oportunidade fantástica, pois poderemos expor o resultado de um projeto de artes visuais realizado na periferia da cidade em um evento sofisticado, em que estarão presentes as melhores galerias do mundo”, ressalta Fernando Stickel, diretor presidente da Fundação.

Segundo Fernando, ao longo destes anos, as formações têm obtido retornos cada vez mais positivos na comunidade. Agora, o curso está sendo oferecido também na Fábrica de Cultura do Jaçanã e, no segundo semestre, a Fundação lançou um novo curso, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, sobre fotografia para arquitetura.

Outras formações em artes visuais, como desenho, marchetaria e vídeo, por exemplo, são promovidas pela organização tanto nas Fábricas de Cultura, como nos CEUs (Centro de Educação Unificado) e escolas da região. Em paralelo, a Fundação impulsiona também o trabalho de artistas paulistanos, por meio da organização de exposições, instalações e da publicação de livros e catálogos de arte.

O diretor presidente da Fundação ressalta a importância de se fomentar, cada vez mais, a cultura no país. “Há uma carência de cultura muito grande na periferia e, com as formações, podemos ampliar esse leque de opções. Quando os alunos entram no curso passam a ter acesso a muitas coisas novas. Diversos estudantes, inclusive, têm a oportunidade de visitar uma exposição pela primeira vez”, ressalta.

Participe

A feira da Semana de Arte será realizada no Hotel Unique (av. Brigadeiro Luís Antônio, 4.700, São Paulo). A exposição poderá ser visitada nos dias 18 e 19 de agosto, das 12h às 20h, e dia 20, das 12h às 18h. Confira a programação completa aqui.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional