Fundação Telefônica abre sala de aula

Por: GIFE| Notícias| 06/08/2007

A Fundação Telefônica inaugurou no Instituto da Criança de São Paulo a segunda sala de aula do projeto Aulas Hospitalares, cujo objetivo é romper o isolamento da criança hospitalizada e garantir seu direito à educação. O projeto acontece simultaneamente em hospitais públicos do Brasil, Espanha, Argentina, Chile e Peru.

No Brasil, a estimativa é que sejam atendidas cerca de 100 crianças nas duas instituições selecionadas para receber a contribuição: o Hospital Municipal Infantil Menino Jesus e o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas, ambos em São Paulo.

A iniciativa capacita educadores para o uso de um programa que utiliza a internet de maneira pedagógica, por meio de um site com ferramentas e conteúdos que estimulam a participação da criança em atividades lúdicas, relacionadas a temas como saúde, pais, amigos, hospital e futuro. No Instituto da Criança, a sala de aula recém-lançada recebeu da Fundação Telefônica recursos de informática que o hospital não possuía: um módulo fixo com três computadores e duas unidades portáteis, armários, carteiras e material didático.

As aulas permitem que a criança não perca o contato com seus familiares e amigos de escola e use o computador e a internet para montar um diário virtual com mensagens e fotos. “”Tratamento hospitalar é, muitas vezes, uma experiência traumática. Nossa meta é contribuir para a humanização do atendimento, introduzindo um elemento pedagógico e reduzindo o isolamento educacional e afetivo das crianças hospitalizadas””, explica o diretor-presidente da Fundação Telefônica, Sérgio Mindlin.

A realização simultânea do projeto em vários países também incentiva o intercâmbio com crianças de outras nacionalidades que participam do projeto. O Aulas Hospitalares ainda contribui para que a criança se reintegre ao seu período letivo, após sua internação.

No Hospital Municipal Infantil Menino Jesus, as atividades vêm sendo desenvolvidas desde junho deste ano, sob coordenação da ONG Reinventar. Uma nova classe criada para as aulas recebeu os equipamentos de informática doados pela Fundação Telefônica: um módulo fixo com dois computadores, impressora, scanner e webcam e uma unidade portátil, para ser deslocada para o atendimento à criança em seu leito.

Para saber sobre o trabalho, acesse: www.fundacaotelefonica.org.br

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional