Fundação Telefônica investe em arte e tecnologia

Por: GIFE| Notícias| 01/03/2010

O Museu de Arte Moderna (MAM) de São Paulo e o Instituto Tomie Ohtake são as primeiras instituições de arte beneficiadas pelo programa Arte e Tecnologia, promovido pela Fundação Telefônica. O programa atua no apoio a projetos culturais que fazem uso de tecnologia para agregar valor educacional ou histórico às obras.

A implantação do Arte e Tecnologia no Brasil segue o alinhamento global das práticas desenvolvidas pela Fundação Telefônica globalmente, nos oito países (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Peru e Venezuela) em que atua. No caso deste programa, é o de propiciar o acesso de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade à cultura, incluindo capacitação de professores e uso de tecnologias, como a internet, para difusão do conhecimento.
Segundo o diretor presidente da Fundação, Sergio Mindlin, a escolha das instituições – MAM e Instituto Tomie Ohtake – se deve a duas grandes questões. A primeira é a de que esses espaços são reconhecidos como inovadores no que corresponde à promoção de exposições de arte contemporâneas.
Em segundo lugar, porque estão habituadas a promover também metodologias aplicáveis a estudantes e professores sobre essas exposições. “Foi determinante para a parceria que essas instituições tivessem projetos educativos, que demonstrem as diferentes manifestações culturais como parte do ensino”, afirma Mindlin.
O acordo com o MAM estará em vigor por três anos, enquanto que o contrato com o Tomie Ohtake será válido para este ano. A Fundação Telefônica também fechou com o Instituto Tomie Ohtake patrocínio para a realização de uma exposição sobre Salvador Dalí, no segundo semestre de 2010.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional