“Fundação Telefônica premia histórias no concurso “”Causos”” do ECA”

Por: GIFE| Notícias| 04/09/2006

Na última semana, foi realizada a cerimônia de premiação do 2º Concurso “”Causos”” do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), promovido pela Fundação Telefônica, por meio do portal Pró-RISolidaria. O evento, que emocionou o público, foi comandado por Wellington Nogueira, fundador do grupo Doutores da Alegria.

Durante a premiação, além das menções honrosas, finalmente foram conhecidos os dois autores agraciados nas categorias ECA na escola e ECA como instrumento de transformação de vida. Em uma seleção que durou quase um ano, os textos escolhidos foram, respectivamente: Em Águas Claras, o ECA ecoou, de Eunice Paz Gonçalves Santos, Tocando em frente, de Iponina Lubas Sales.

O primeiro, conta a mobilização de escolas da cidade de Águas Claras em prol da divulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Divulgado em 20 comunidades rurais e urbanas do município, o ECA era contado por meio de concursos de teatro, música e produção de textos.

Já na categoria transformação de vida, Iponina, fala sobre Bia, uma garotinha de dez anos, que vivia uma situação de negligência em casa. Sua mãe se embriagava e a deixava sozinha com seu irmão mais novo. Cansada dessa vida, a menina pegou seu irmão pela mão e foi procurar o Conselho Tutelar de sua cidade. Numa escola em que Bia estudou, contaram a ela sobre a função do Conselho e ela, quando precisou de ajuda, não hesitou em procurá-lo.

O primeiro colocado de cada categoria levou um computador, o segundo ganhou uma câmera fotográfica e o terceiro, uma coleção de livros. Outros dez classificados levaram menções honrosas. Todos os 16 premiados tiveram seus “”causos”” publicados no livro do ECA: Histórias em Retrato – O Estatuto da Criança e do Adolescente no Cotidiano, que foi lançado durante o evento.

“”As histórias trazem à tona uma realidade que ao mesmo tempo é emocionante e instigante. Elas fazem pensar que a aplicação do Estatuto é ampla.””, afirma Sérgio Mindlin, presidente da Fundação Telefônica.

Leia também: Conheça os textos Tocando em frente , de Iponina Lubas Sales, e Em Águas Claras, o ECA ecoou, de Eunice Paz Gonçalves Santos.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional