Fundação Telefônica promove ações e debate sobre o ECA

Por: GIFE| Notícias| 11/07/2005

Nesta quinta-feira (14/7), em São Paulo (SP), a Fundação Telefônica realiza a cerimônia de premiação do 1º Concurso Causos do ECA, lança o livro Causos do ECA – Tramas da Vida e promove o debate Estatuto da Criança e do Adolescente no Cotidiano: Retrocessos e avanços de sua aplicação após 15 anos.

Com o apoio do Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor (Ceats) da Faculdade de Economia e Administração da USP, o evento contará com a participação de Nilmário Miranda, ministro-chefe da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Fernando Xavier Ferreira, presidente do Grupo Telefônica no Brasil, Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, e Rosa Maria Fischer, diretora-geral do Ceats.

Na ocasião, estarão presentes os 10 finalistas do Concurso Causos do ECA, uma iniciativa da Fundação Telefônica, por meio do seu portal RISolidária, e da Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância). A premiação foi criada com o objetivo de identificar e disseminar histórias verídicas de pessoas que tenham transformado vidas a partir da aplicação das diretrizes do Estatuto. Essas histórias, vindas de seis diferentes estados do país, estão publicadas no livro Causos do ECA – Tramas da Vida, junto com outras cinco, escritas por Jornalistas Amigos da Criança.

O debate sobre os avanços e retrocessos da aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente após 15 anos contará com a participação de Mário Volpi, oficial de projetos do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), e de Flávio Frasseto, procurador do Estado de São Paulo e membro da Associação Brasileira de Magistrados e Promotores de Justiça da Infância e Juventude (ABMP).

Concurso – Em junho, a Fundação Telefônica lançou o 5º Concurso de Projetos de Redes de Proteção à Criança e ao Adolescente, voltado aos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) das 200 cidades mais populosas do Estado de São Paulo.

A iniciativa visa patrocinar projetos de redes que percebam a aplicação das tecnologias da informação como uma oportunidade de melhorar o trabalho coletivo dos Conselhos de Direitos e das organizações envolvidas no sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente, sejam elas governamentais ou da sociedade civil.

A seleção considera aspectos como relevância do projeto em relação ao contexto local, clareza na metodologia dos trabalhos propostos, objetivos e resultados esperados ao final de um ano de apoio e comprometimento do poder público, entre outros. O financiamento é feito por meio do direcionamento de recursos ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (Funcad) do município correspondente, fortalecendo, deste modo, o trabalho dos Conselhos.

As inscrições vão até 15 de agosto. Mais informações podem ser obtidas no site www.fundacaotelefonica.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional