Fundação Telefônica promove diversidade cultural

Por: GIFE| Notícias| 03/09/2007

Professores e alunos de todo o Brasil estão convidados a participar de uma experiência conjunta que permitirá pesquisar e partilhar as características peculiares do lugar onde vivem. Esse é o espírito do projeto Minha Terra, promovido pela Fundação Telefônica, por meio de uma comunidade virtual de aprendizagem dentro do Portal EducaRede (www.educarede.org.br).

A concepção do projeto privilegia a atuação de professores e alunos dos ensinos fundamental e médio _de escolas com sala de informática_ como protagonistas na divulgação da cultura de sua região e na produção e publicação de textos e imagens na Internet.

A Comunidade Virtual Minha Terra está organizada como uma grande redação on-line, com professores e alunos das escolas participantes sendo convidados a atuar como “”chefes de redação”” e “”repórteres””, respectivamente. As ferramentas interativas disponíveis na comunidade virtual adotam jargões próprios do jornalismo, como Blog da redação, Mochila do Repórter e Rádio Minha Terra.

Segundo Sérgio Mindlin, diretor-presidente da Fundação Telefônica, a proposta do projeto é estimular o pensamento crítico dos jovens para que atuem não apenas como espectadores no contexto social do Brasil, e sim como protagonistas.

A iniciativa incentiva o uso pedagógico da Internet nas escolas, a partir de três aprendizagens: pesquisa na Internet, comunicação digital e publicação de conteúdos. O Minha Terra tem como mote a memória e a cultura regional, reunindo as produções dos participantes em torno dos seguintes temas:
– Quem quer brincar? – costumes ligados à infância;
– Ô de Casa – saberes e costumes relacionados ao cotidiano doméstico;
– Viver e Produzir – saberes e cotidiano do mundo do trabalho;
– Festejos e Festanças – celebrações religiosas e profanas de diferentes grupos.

Professores e escolas de todos os Estados brasileiros que estejam interessados em participar devem se inscrever até o dia 14 de setembro, no Portal EducaRede. As atividades colaborativas acontecem até o final deste ano e, como conclusão da iniciativa, serão publicados um livro e um CD-ROM com a coletânea de materiais desenvolvidos pelos alunos.

O projeto tem apoio da Lei de Incentivo à Cultura e já conta com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação de Alagoas, Amapá, Bahia, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins.

O projeto Minha Terra já foi desenvolvido no Estado de São Paulo entre 2004 e 2007, com a participação de cerca de 1.700 escolas e mais de 75 mil alunos da rede estadual de ensino. Os livros com o resultado deste trabalho estão disponíveis no Portal EducaRede.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional