Fundação Telefônica

Por: GIFE| Notícias| 05/04/2012

Vivo promove caravanas para a erradicação do trabalho infantil

*Daniele Próspero especial para o redeGIFE

Apesar dos diversos avanços que o país já conquistou na área de promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, a erradicação do trabalho infantil continua sendo ainda um obstáculo a ser superado. Segundo dados da PNAD, o país ainda conta com mais de 4 milhões de crianças e adolescentes trabalhando. As regiões Nordeste e Norte sofrem ainda mais com este problema. Em 2009, um total de 756.590 crianças entre 5 e 14 anos estavam trabalhando nas duas regiões naquele ano, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na região Norte. Entre as principais atividades desempenhadas pelas crianças estão lavoura, pecuária, serviço doméstico e comércio.

Com a proposta de mudar esta realidade, a Fundação Telefônica”Vivo, que desenvolve iniciativas nesta área desde 2005, iniciou neste ano de 2012 um intenso trabalho nestas duas regiões, com a realização de Caravanas contra o Trabalho Infantil, em parceria com o Fórum Nacional do Trabalho Infantil. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente das duas regiões.

De acordo com Patrícia Santin, gerente de Infância e Adolescência da Fundação, a proposta é coordenar, juntamente com os fóruns estaduais, grandes ações de mobilização da sociedade, promovendo audiências públicas, campanhas, distribuição de materiais sobre a temática e realização de caravanas pelas cidades.

“Queremos que toda a sociedade se mobilize para a causa e que as pessoas passem a se entender como cidadãs e, a partir daí, tomem atitudes contra o trabalho infantil como, por exemplo, não comprando produtos fabricados com a participação de crianças e denunciando caso vejam algo irregular”, enfatiza Patrícia, destacando que as caravanas fazem parte do eixo “mobilização” deste trabalho que a Fundação tem se dedicado para erradicar o trabalho infantil.
O outro eixo é o “transformar”, com ações no Estado de São Paulo, visando apoiar o Sistema de Assistencial Social, por exemplo; e também o eixo “potencializar”, com atividades no Norte e Nordeste, por meio de apoio à ONGs, como a Visão Mundial, que atende 5 mil crianças e terá seu atendimento expandido até 15 mil crianças. Em breve, a Fundação irá criar também um selo em reconhecimento aos municípios que promovam políticas de enfrentamento e combate ao trabalho infantil.
Uma das principais atividades da Caravana são as audiências públicas nas Assembléias Legislativas, que reúnem gestores públicos municipais e representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil, integrantes do Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, assim como crianças e adolescentes resgatadas do trabalho infantil. Nesta ocasião, os gestores são convidados a assinar um Termo de Compromisso para mudar a realidade local. A ideia, segundo Patrícia Santin, é que, além da mobilização, o setor público assuma o compromisso de construir um plano municipal ou estadual para a erradicação do trabalho infantil. “A responsabilidade de estruturar programas e investir recursos é do poder público e a sociedade precisa exigir isto”, enfatiza a gerente da Fundação Telefônica.
Até agora, a Caravana do Nordeste já passou pelo Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte. Nestes locais, diversas ações foram realizadas, envolvendo diversos seguimentos da sociedade. No Ceará, por exemplo, foi promovida uma exposição de desenhos das crianças da cidade sobre o tema em shoppings. Já em Natal, no Rio Grande do Norte, foi promovida uma caminhada com representantes de segmentos envolvidos com a causa, além de crianças e adolescentes beneficiados pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Natal e da Grande Natal. Ainda na cidade, a governadora Rosalba Ciarlini assinou termo de compromisso para elaboração do “”Plano Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil””. Já no Piauí, durante o evento, o governador do Estado e o prefeito de Teresina também assinaram Termo de Compromisso acerca da Política de Enfretamento ao Trabalho Infantil.
Além das capitais, as ações também se espalham pelo interior dos estados. Na cidade de Lajes, também no Rio Grande do Norte, os participantes da Caravana estabeleceram, inclusive, um plano que conta com ações como: formar uma comissão para discutir a questão de violência, participação, segurança pública etc; ter maior vigilância nas casas noturnas e praças; oferecer orientação sexual com profissionais da área; e criar novas oficinas.
De acordo com Patrícia Fantim, as próximas Caravanas serão realizadas na Paraíba (7 a 12 de maio); Sergipe e Alagoas (21 a 25 de maio); Pernambuco (28 de maio a 1 de junho) e Bahia (04 a 06 de junho). Esta primeira fase do projeto termina em 12 de junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. Na segunda etapa, serão visitados outros Estados e também será feito um aprofundamento dos planos municipais e estaduais por meio de apoio da Fundação via Rede Pró-Menino.
A ação da Fundação Telefônica””Vivo já é uma das contribuições do Brasil em preparação à Conferência Mundial Contra o Trabalho Infantil, que será realizada em 2013, sendo o Brasil o país sede da iniciativa. “A proposta vai ser discutir metas mundiais para a erradicação do trabalho infantil. O Brasil tem até 2015 para acabar com as piores formas de trabalho infantil e, até 2021, para erradicar todas. Para isso, vamos precisa movimentar muito a sociedade”, destaca Santin.
Serviço
Organizações, empresas e demais interessados em participar das Caravanas nos Estados, podem entrar em contato diretamente com os Fóruns Estaduais para solicitar a programação das atividades e também dar a sua contribuição.

Veja abaixo os contatos:

Nelma Nunes – Fórum / AL [email protected]
Maria Teresa Calabrich campos – Fórum / BA [email protected]
Antônio Oliveira Lima – Fórum / CE [email protected]
Cláudio Marcelo Araújo Amorim – Fórum / MA [email protected]
Maria Soares Ramalho – Fórum / PB [email protected]
Janine Rêgo de Miranda – Fórum / PE [email protected]
Célia Maria Galvão de Menezes – Fórum / RN [email protected]
Marinalva Cardoso Dantas – Fórum / RN [email protected]
Verônica passos rocha oliveira – Fórum / SE [email protected]
Rubervam Nascimento – Fórum / PI [email protected]

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional