Fundação Tide Setubal lança guia de auxílio à escolha profissional

Por: GIFE| Notícias| 22/09/2011

A Fundação Tide Setubal lançou o Guia de Auxílio à Escolha Profissional para Adolescentes e Jovens, no dia 24 de setembro, na zona leste de São Paulo (SP). A publicação traz informações úteis sobre educação profissional, para tirar dúvidas típicas de alunos a partir do nono ano do ensino fundamental.

“A intenção é ajudar o jovem a pensar em suas opções profissionais, para que faça uma escolha mais consciente. Na primeira parte, trazemos questões relevantes na hora de decidir por um caminho, dentre os diversos disponíveis”, coordenadora do Núcleo de Estudos e Gestão do Conhecimento da Fundação Tide Setubal conta Beatriz Lomonaco, responsável pelo projeto editorial da publicação.

O Guia traz esclarecimentos sobre o funcionamento do sistema de ensino brasileiro, com dados sobre três possibilidades: ensino técnico; ensino superior; e carreiras militares. Há também informações sobre as formas de acesso a essas formações. Constam ainda no guia: lista de universidades públicas do Estado de São Paulo; orientações para quem optar pela universidade particular; dicas para financiamento, bolsas de estudo e estágio.

Repleto de ilustrações e com lay-out leve, o livro indica uma série de sites, para que o jovem busque mais informações de que necessita para fazer a sua escolha. De acordo com Beatriz, a ideia do Guia surgiu após uma pesquisa com esse público, para saber quais eram suas dúvidas sobre a escolha profissional. Constatou-se a dificuldade que os jovens tinham de procurar e de encontrar as informações disponíveis na internet. “Então, o Guia é também uma orientação à pesquisa. Algo que eles terão em mãos para começar sua busca”.

A publicação será distribuída gratuitamente para alunos do Curso Pró-Universidade, iniciativa da EACH-USP apoiada pela Fundação Tide Setubal, de escolas públicas e de projetos sociais da região leste e de outros pontos da cidade de São Paulo. A partir de 26 de setembro, o Guia estará disponível a todos os interessados para download no site www.fundacaotidesetubal.org.br.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional