Fundação Tide Setubal oferece formações gratuitas em São Paulo

Por: GIFE| Notícias| 07/02/2011

A Fundação Tide Setubal abre inscrições a partir fevereiro, para formações gratuitas, em diferentes áreas, em São Miguel Paulista, voltadas para moradores da zona leste da cidade de São Paulo. Quem se interessa por cultura pode participar dos módulos de teatro, iluminação cênica, percussão ou construção de instrumentos de corda (bandolim e cavaquinho). Já os apreciadores da gastronomia têm a chance de aprender várias receitas na Oficina Escola de Culinária.

Para adolescentes, uma sugestão é o Projeto Espaço Jovem, que discute temas como drogas, sexualidade e mundo do trabalho. Há também as atividades do Programa Clube Escola, como futebol, basquete, vôlei, ginástica, xadrez, destinadas ao público infanto-juvenil. Para participar, basta realizar a inscrição, pessoalmente, no CDC Tide Setubal ou no Galpão de Cultura e Cidadania, dependendo do local onde ocorrerá a formação.
Formação musical e teatral

Com a proposta de valorizar o saber da comunidade, interligando arte, cultura e cidadania, o Núcleo ArteCulturAção atua em duas frentes. O Núcleo de Formação Sociocultural trabalha com o teatro e suas linguagens, ofertando cursos para iniciantes e para integrantes de coletivos artísticos da região leste da capital, que buscam aprimorar os conhecimentos em determinada área do universo teatral. Neste primeiro semestre, o aperfeiçoamento para grupos será em iluminação cênica. As aulas acontecerão no CEU Três Pontes. Já o CDC Tide Setubal, no Jd. São Vicente, receberá a turma de teatro para iniciantes.

O Núcleo de Formação em Música e Luteria dedica-se ao ensino de música, principalmente a partir do resgate de ritmos brasileiros, como coco, ciranda e outros. As inscrições de 2011 são para os módulos: aulas de percussão para crianças e jovens e construção de instrumentos de corda na oficina de luteria, em que jovens e membros de coletivos artísticos poderão aprender a confeccionar bandolim e cavaquinho.

Oficina de Culinária
Na área gastronômica, a Fundação oferece, em parceria com Sesi, módulos de culinária no Galpão de Cultura e Cidadania, no Jd. Lapenna. O primeiro curso, com duração de 10 horas, será sobre doces gelados para festas. São 40 vagas, distribuídas em duas turmas, manhã e tarde. As inscrições acontecem no dia 4 de fevereiro. Neste ano, a expectativa é oferecer mais de 15 módulos, com os temas: salgados; geleias e compotas, especial Páscoa e Festa Junina. O objetivo é desenvolver as habilidades culinárias e o espírito empreendedor dos participantes, para que possam reverter os novos conhecimentos em renda, com a venda dos produtos.

Espaço Jovem
Para contribuir com a formação dos adolescentes, o Projeto Espaço Jovem promove encontros semanais com o público da faixa etária entre 12 e 18 anos. Por meio de bate-papos, músicas, teatro, passeios culturais, há discussão e reflexão de temas como drogas, violência, sexualidade, família e outros de interesse dos participantes. É um modo de ajudá-los a pensar sobre suas escolhas e projeto de vida. As atividades ocorrem ao longo do ano. Em 2010, serão dois grupos: um no CDC Tide Setubal e outro no Galpão de Cultura e Cidadania. As inscrições vão de 7 de fevereiro a 11 de março.

Clube Escola no CDC Tide Setubal
Também buscando o desenvolvimento humano, o Programa Clube Escola realiza uma série de oficinas (futebol, basquete, circo, xadrez) para o público infanto-juvenil, de 7 a 18 anos, das escolas públicas da região de São Miguel. Além do incentivo à prática esportiva, o programa trabalha com questões para o exercício da cidadania. As atividades ocorrem no CDC Tide Setubal. As inscrições começam no dia 7 de fevereiro e ficam abertas até o preenchimento de todas as vagas.

Para conhecer os projetos com inscrições abertas, acesse o site: www.fundacaotidesetubal.org.br

Onde acontece:
Galpão de Cultura e Cidadania
Endereço: Rua Serra da Juruoca, 112 – São Miguel Paulista – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 2956-0091

CDC Tide Setubal
Endereço: Rua Mário Dallari, 170 – São Miguel Paulista – São Paulo – SP
Mais informações: (11) 2297-5969

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional