Fundação Tide Setubal realiza seminário sobre desafios e oportunidades das periferias urbanas

Por: Fundação Tide Setubal| Notícias| 25/06/2017

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Tide Setubal promove o debate com especialistas em periferias urbanas que irão abordar questões como as desigualdades socioespaciais, o potencial destes territórios e os desafios para a criação e implementação de políticas públicas.

O seminário ‘Periferias urbanas: territórios de desafios e possibilidades no enfrentamento das desigualdades’ será realizado no dia 26 de junho, das 13h30 às 17h30, na Fundação Getulio Vargas (FGV), e marca o início de um novo momento da Fundação Tide Setubal.

“Após uma década de trabalho em São Miguel Paulista, a Fundação inicia um novo ciclo buscando multiplicar experiências para o desenvolvimento de outras periferias urbanas”, destaca Neca Setubal, educadora, socióloga e presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal. “Queremos contribuir com o fomento às iniciativas que promovam a justiça social, o desenvolvimento sustentável de periferias urbanas e o enfrentamento das desigualdades socioespaciais, com base nos pressupostos que norteiam nossa atuação: o empoderamento e a participação”.

 

MESAS

A primeira mesa, “Retratos das periferias: desafios e possibilidades”, abordará a imagem das periferias, os desafios destes territórios no cenário das desigualdades socioespaciais e as proposições de transformações sob duas óticas: a da experiência institucional de Neca Setubal à frente da Fundação Tide Setubal, que trabalha pelo desenvolvimento local sustentável do bairro da Zona Leste da capital paulista, e a vivência de Tony Marlon, jovem da periferia, criador da Escola de Notícias e idealizador do Historiorama.

A segunda mesa trará Eliana Souza e Silva, diretora da Redes da Maré e do Instituto Maria e João Aleixo, do Rio de Janeiro, e Marco Aurelio Ruediger, diretor da Diretoria de Análises de Políticas Públicas da FGV. Eles debaterão sobre como os dados mostram as periferias atualmente e de que forma essas informações são usadas na formulação de políticas públicas, além de abordar a importância de transformar esses dados e indicadores territoriais em conhecimento e qual o caminho para que isso seja feito de forma a aumentar a participação política das comunidades.

Alinhados a esse objetivo e com a proposta de provocar reflexões sobre o tema, a Fundação Tide Setubal e o Centro de Estudos em Sustentabilidade (GVces) da FGV EAESP lançarão no evento uma edição especial da Revista Página 22. Para Mario Monzoni, coordenador-geral do GVces, o debate sensibiliza para avançar na discussão do desenvolvimento local a partir da visão dos territórios. “É possível trazer um novo olhar para as cidades, valorizando as periferias como celeiro de inovação a partir de sua imensa criatividade, forte relacionamento comunitário, enorme expressividade cultural e potencialidades, as mais heterogêneas possíveis. Motivo suficiente para figurar no topo das prioridades de políticas públicas”.

Inteiramente dedicada ao debate sobre os desafios e as possibilidades no enfrentamento das desigualdades socioespaciais, em reportagens, entrevistas e artigos, a edição revisita os conceitos de centro-periferia e mostra a importância de olhar também para a potência dos territórios de alta vulnerabilidade. A publicação mostrará também os fatores que influenciam e dificultam a tomada de decisão dos gestores públicos em relação a esses territórios, desde a falta de indicadores organizados até as pressões políticas. A revista também indicará caminhos propositivos, inspirados em exemplos locais e internacionais.

 

PROGRAMAÇÃO

PERIFERIAS URBANAS: TERRITÓRIOS DE DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENFRENTAMENTO DAS DESIGUALDADES

26 de junho, das 13h30 às 17h30 – FGV-Eaesp (Rua Itapeva, 432 – 4º andar – Auditório)

13h30 – Credenciamento e café de boas-vindas

14h – Abertura

Mario Monzoni, coordenador-geral do GVces

14h15 – Fundação Tide Setubal e o Novo Ciclo
Paula Galeano, superintendente-executiva da Fundação Tide Setubal

14h30 – MESA 1 – Retratos das Periferias – Desafios e possibilidades
Neca Setubal, presidente do Conselho da Fundação Tide Setubal
Tony Marlon, jornalista e criador do Historiorama

15h15 – Especialista convidado
Mauricio Érnica, professor da Faculdade de Educação da Unicamp

15h45 – Debate com o Público

16h – MESA 2 – Dados e Indicadores: onde a conta não fecha?
Eliana Souza e Silva, diretora da Redes da Maré e do Instituto Maria e João Aleixo
Marco Aurelio Ruediger, diretor do Departamento de Análises de Políticas Públicas da FGV

16h45 – Especialista convidado
Sergio Leitão, fundador e diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas

17h15 – Debate com o Público

17h30 – Encerramento

 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional