Fundação Vale apoia comunidades indígenas no Maranhão com doação de equipamentos e mobiliários

Por: Fundação Vale| Notícias| 27/06/2022
Imagem de duas mulheres indígenas sentadas em uma sala. Atrás delas é possível ver um cartas sobre o Ciclo de Saúde Indígena
Oito Unidades Básicas de Saúde Indígenas (UBSI) das aldeias receberam cerca de 300 itens. Foto: Genilson Guajajara

O programa Ciclo Saúde beneficiou as comunidades indígenas das regiões do Alto Turiaçu e de Pindaré, nos municípios de Santa Inês, Bom Jardim e Zé Doca (MA). A iniciativa tem por objetivo contribuir para o fortalecimento da Atenção Básica em saúde por meio de doações de equipamentos e mobiliários, bem como a capacitação de profissionais da área.

Como resultado, oito unidades básicas de saúde indígenas (UBSI) das aldeias receberam, em abril, doações de cerca de 300 itens. Como, por exemplo, computadores, TVs, cadeiras para coleta de sangue, aparelhos para medir pressão, entre outros. Essa é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).

De acordo com a analista de responsabilidade social da Fundação Vale, Willman Abadessa Miranda, esta é só uma etapa do projeto. Além disso, também estão previstas capacitações técnicas dos profissionais de saúde indígenas por meio de oficinas temáticas e básicas”.

O responsável técnico do Polo Base Santa Inês, Dizano Lopes, acrescentou:

“Estamos gratos pelo recebimento desse material que vai fortalecer a saúde indígena. Cada UBS agora conta com equipamentos de última geração.”

Por fim, o cacique Antônio Wilson Guajajara comenta que esse material chegou no momento certo. Vai melhorar muito os atendimentos odontológicos, o acompanhamento a mulheres grávidas e outros procedimentos”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional