Fundação Vale avança na busca ativa e enfrentamento da evasão escolar em Marabá (PA) e Serra (ES)

Por: Fundação Vale| Notícias| 18/04/2022
Visitas domiciliares são realizadas por participantes do programa para incentivo ao retorno escolar

Visitas domiciliares são realizadas por participantes do programa para incentivo ao retorno escolar

Visitas domiciliares são realizadas por participantes do programa para incentivo ao retorno escolar

Visitas domiciliares são realizadas por participantes do programa para incentivo ao retorno escolar

O Programa “Territórios em Rede” busca combater a evasão escolar promovendo o acesso à educação. Após mais de um ano de trabalho de campo, aprendizados importantes para o enfrentamento do problema foram alcançados. A mobilização nos territórios se mostrou fundamental, porque, ao articular diferentes setores do poder público e da sociedade civil, quase 3 mil alunos foram reinseridos nas escolas. Buscas ativas por meio de visitas domiciliares, produção de cartões de divulgação do programa e a distribuição física e via WhatsApp desse material, se mostraram essenciais.

Desde 2020, o Programa Territórios em Rede reinseriu 2.938 jovens e crianças nas escolas

Iniciado em 2020 no município de Marabá (PA), o programa expandiu para Serra (ES) no início de 2021 e demais municípios ao longo do tempo. Já foram ao todo 13.238 visitas domiciliares e 13.418 acompanhamentos. Como resultado dessa assistência, dos quase quatro mil jovens e crianças sob risco de evasão escolar ou fora da escola, 2.938 foram rematriculados no sistema educacional. “A partir do momento que a gente identifica a família, fazemos toda a articulação com a escola mais próxima do bairro e fazemos esse acompanhamento. O projeto vai até essas famílias que não têm acesso, não tem esse conhecimento do que é o seu direito como cidadão”. Eva Pereira, articuladora do programa em Marabá

O combate à evasão escolar continua

Atualmente, o programa está em mais 9 municípios com populações que, somadas, superam 1,4 milhão de pessoas. No estado do Pará, está nas cidades de Bom Jesus do Tocantins, Canaã dos Carajás, Eldorado dos Carajás, e Marabá. Em Minas Gerais, nos municípios de Aimorés, Conselheiro Pena, Governador Valadares e Resplendor. No Espírito Santo, o programa acontece no município de Serra.

Diante dos resultados alcançados até então, promover o acesso à educação é fator fundamental para o desenvolvimento social dos territórios onde a Vale atua. As iniciativas integradas a articuladores locais, à coordenação da equipe técnica e às entidades públicas contribuem para evolução do programa. “Apesar de estarmos no início da jornada, sentimos muito orgulho de poder contribuir de alguma forma para a questão da evasão escolar e para a questão das vulnerabilidades sociais que sabemos que existem nesses territórios onde a Vale está presente”. Pâmella De-Cnop, Diretora-executiva da Fundação Vale.

O Programa “Territórios em Rede” é uma iniciativa da Fundação Vale realizada em parceria com a Cidade Escola Aprendiz, e tem como parceiros investidores a Wheaton Precisous Metals e o Grupo Hidrau Torque (GHT). Assista aqui as experiências de Marabá e Serra demonstradas no vídeo institucional do programa.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional