Fundação Vale fomenta a educação científica e tecnológica nas Estações Conhecimento

Por: Fundação Vale| Notícias| 27/06/2022

As Estações Conhecimento de Serra (ES), Marabá (PA) e Arari (MA) realizam o projeto de “Educação Científica e Tecnológica”. A iniciativa tem como objetivo incentivar a inclusão da educação científica e tecnológica no aprendizado das crianças e adolescentes matriculados nas Estações. O projeto visa a construção de diretrizes para esta área, bem como a popularização do conhecimento científico e o uso da tecnologia da comunicação e informação.

Imagem de três profissionais da área de educação científica e tecnológica reunidos em volta de uma mesa. Todos usam máscara. Eles estão com a atenção voltada para o teste do funcionamento de um motor, que é um objeto linear.

O projeto conta com formações de professores para que desenvolvam o melhor trabalho com os estudantes, além de estimularem a troca de aprendizados com a comunidade. Escolas das redes públicas do entorno das ECs recebem algumas atividades, tendo os alunos das Estações como orientadores dos colegas. As atividades envolvem, ao mesmo tempo, as famílias para o compartilhamento dos saberes locais. Como resultado, amplia-se a compreensão do território como potência, trazendo reconhecimento e possibilidades de intervenção.

Nesse sentido, Wellina Barroso, professora da Estação Conhecimento Serra, comenta sobre as formações:

“nunca tínhamos pensado nas habilidades de cada educador. Nós fomos nos descobrindo ao longo do processo de treinamento e tenho certeza de que as crianças vão se descobrir também e vão gostar muito.”

As atividades acontecem de forma presencial nos Espaços Makers. Os estudantes trabalham a criatividade por meio da aplicação de propostas, assim como projetos interdisciplinares. Para isso, eles utilizam ferramentaria, marcenaria, eletrônica e objetos recicláveis. Com uma metodologia investigativa, as ações procuram promover, primeiramente, o desenvolvimento do pensamento crítico e científico dos participantes. Por meio da ação, foram adquiridos e doados cerca de 600 itens para ECs de Arari, Serra e Marabá. Como resultado, a iniciativa vai mobilizar aproximadamente 1700 crianças e jovens ao longo do ano.

A MS Educação, consultoria especializada em projetos educacionais na área de STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), realiza o projeto Educação científica e Tecnológica. Outro parceiro é o Laboratório de Física Experimental da USP, responsável por elaborar um conjunto de atividades para os Espaços Maker. Do mesmo modo, cabe ao Laboratório definir os equipamentos que as ECs receberam para montagem de tais espaços.

Educação científica e tecnológica na prática: professores e alunos realizam missão de Astronomia e Astronáutica

A primeira roda de conversa aconteceu em março, e teve a participação do prof. Dr. Walmir Cardoso, especialista na área de Astronomia, com larga experiência em divulgação científica. Os professores das Estações Conhecimento de Arari, Marabá e Serra passaram por mais de 100 horas de formação presencial sobre a temática de Astronomia e Astronáutica.

Foguetes, máquinas voadoras e observação dos astros foram os 3 desafios trabalhados na oficina. Dessa forma, os estudantes são desafiados a desenvolverem diferentes tipos de foguetes, entenderem o funcionamento das máquinas voadoras, além de ampliarem seus olhares sobre os astros, sistema solar e constelações. Tudo isso ocorre por meio do uso de software e da construção de maquetes.

Assista a missão foguete de balão realizadas com os alunos e educadores da Estação Conhecimento de Marabá

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional