Fundação Vale fortalece e amplia negócios sociais
Por: Fundação Vale| Notícias| 18/04/2022Dona Silvana Barbosa, uma das coordenadoras do projeto vendendo especiarias na estação de trem no povoado Bubasa na cidade de Arari, Maranhão. Na foto, azeite de coco babaçu. Foto: Isaque Junior
A Rede Mulheres do Mulheres do Maranhão (RMM) dá um passo importante desde sua criação. Agora como cooperativa, a Rede busca maior autonomia para expandir suas atividades para fortalecer e ampliar os negócios que apoia. Agora a Rede está apta a participar de editais de fomentos, captações e firmar parcerias, inclusive com o poder público. Está apta também a participar de editais de incentivo, captação e criação de parcerias, inclusive com o poder público. E não para por aí. As mudanças para o novo formato da rede fortalecerão a capacidade de expandir os 15 negócios que a compõe. Além disso, comercializar os produtos desses empreendimentos em canais digitais também será possível. Isso porque os empreendedores poderão anunciar seus produtos em lojas virtuais e marketplaces nacionais e internacionais. Por meio da rede, os produtos poderão ser comercializados na Shopee, no Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros.
A Rede Mulheres do Maranhão é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Mandú Inovação Social e investimento da Wheaton Precious Metals. Ela se consolida como um instrumento relevante de fortalecimento do empreendedorismo das comunidades locais, encorajando a equidade de gênero e práticas de comércio justo.
Saiba mais sobre o projeto Rede Mulheres Maranhão
A Rede Mulheres do Maranhão (RMM) é formada por mais de 200 empreendedoras, empreendedores e quebradeiras de coco babaçu, que têm sua fonte de renda no trabalho coletivo. Os empreendimentos, que atualmente somam 15 negócios sociais e 4 grupos de quebradeiras, atuam em setores distintos. Fabricação de doces, mel, confecção de roupas, castanha de caju, panificação, cultivo de verduras e legumes estão entre eles. A RMM impacta diretamente o desenvolvimento local, contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das mulheres e homens pertencentes a ela. Acesse o site e acompanhe as novidades do projeto.