Fundação Vale investe em ações para aumentar o número de crianças e adolescentes com deficiência

Por: Fundação Vale| Notícias| 20/03/2023

As Estações Conhecimento, espaços multifuncionais voltados para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, realizaram uma série de ações para a inclusão de pessoas com deficiência em suas atividades. Por meio de suas programações, esses espaços, mantidos pela Fundação Vale, contribuem para o desenvolvimento social das comunidades atendidas, com atividades de educação, cultura e esporte no contraturno escolar, valorizando as características de cada região. 

A meta do ano passado era aumentar em pelo menos 30% de inscrições de PCDs nas cinco unidades, localizadas em Brumadinho (Minas Gerais), Serra (Espírito Santo), Arari (Maranhão), Marabá e Tucumã (ambas no Pará). Em 2021, havia 109 pessoas com deficiência matriculadas, em 2022 esse número aumentou para 184 – um crescimento de 69% de beneficiados PCDs. 

Para atingir o objetivo, foram inauguradas novas Salas Interativas de Recursos Multifuncionais, espaços voltados para a contribuição do desempenho motor, cognitivo, sensorial, social e emocional das crianças e adolescentes com deficiências e outras especificidades. Também foram contratados funcionários especializados na área e organizada uma formação no assunto para toda a equipe do projeto.

A importância da inclusão de pessoas com deficiência

De acordo com o Censo 2010 cerca de 1,4% da população brasileira alegou ter algum tipo de deficiência mental/intelectual, o que revela uma grande quantidade de pessoas que necessitam de cuidados específicos da rede de saúde. Diante desse cenário, é grande a procura por algum tipo de avaliação ou tratamento que, em sua maioria, ocorrem no Sistema Único de Saúde (SUS). Contudo, são comuns os relatos de dificuldade para conseguir atendimento e acompanhamento. Os obstáculos para o atendimento médico adequado e o histórico de exclusão social desse grupo mostram que esse é um público com diversas vulnerabilidades e que demanda acompanhamento mais qualificado. 

Pai de uma criança com transtorno autista atendida pela EC Marabá, Raimundo Quirino da Silva, de 53 anos, conta que as atividades no espaço beneficiam toda a família.  

“A gente se sente muito sozinho, eu não quero que família nenhuma passe o que a gente passa. Mesmo as pessoas mais próximas, muitas vezes criticam, não dão apoio. E hoje, vendo a felicidade que a minha filha sente, ficamos muito agradecidos por esse trabalho! A equipe da Estação Conhecimento sempre consola a gente com palavras, mandam áudio falando coisas boas, porque é difícil, tem hora que dá vontade de desistir”, descreve.

A partir desse quadro, a busca de serviços de atendimento para PCDs cresce exponencialmente. Ao realizar o atendimento adequado às pessoas com deficiência, as Estações Conhecimentos garantem a esses indivíduos o acesso aos seus direitos fundamentais, como educação, saúde, apoio nutricional e entre outros serviços. 

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional