Fundação Vale investe em alfabetização no Maranhão

Por: GIFE| Notícias| 21/01/2008

Uma oportunidade para estudar. Era apenas o que faltava para que Maria Araújo Escócia Sousa, de 77 anos, ingressasse em um curso para aprender a ler e escrever. “”Nem acreditei quando recebi o convite da alfabetizadora, que me explicou que se tratava de aulas para adultos que, assim como eu, não puderam estudar na infância””, conta à aluna, nascida em São Bernardo, no Maranhão.

Assim como D. Maria, outros mais de 815 jovens e adultos que concluíram o curso de alfabetização nas salas do Vale Alfabetizar em Rosário (MA) participaram do encerramento das aulas, na última quarta-feira, 16. O evento foi promovido pela Fundação Vale em parceria com Alfabetização Solidária (AlfaSol), a prefeitura de Rosário/MA e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), instituição de ensino superior responsável pela capacitação dos alfabetizadores e pelo acompanhamento do Vale Alfabetizar no município.

O Vale Alfabetizar foi criado em 2003, pela fundação em parceria com a Alfabetização Solidária, com o objetivo de reduzir o índice de analfabetismo e aumentar a oferta pública de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Através da parceria, são atendidos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de estudar ou de continuar os estudos de maneira regular.

Em Rosário, a parceria também abrange o Projeto Ver, responsável pela realização de consultas oftalmológicas e distribuição de óculos aos alunos participantes do Vale Alfabetizar com baixa acuidade visual, ampliando sua qualidade de vida e reduzindo o grau de dificuldade no desenvolvimento de seu processo de aprendizagem.

Segundo dados com estimativas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2007, a população de Rosário corresponde a 37.920 habitantes e a taxa de analfabetismo está em 11,1%.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional