Fundação Vale lança livro infantil sobre a pandemia

Por: Fundação Vale| Notícias| 14/03/2022
Entrega de exemplar do livro “Para ser criança.”

Entrega de exemplar do livro “Para ser criança.”

Entrega de exemplar do livro “Para ser criança.”

Entrega de exemplar do livro “Para ser criança”

Professoras do Projeto “Educação Infantil” de Mangaratiba (RJ) lançaram o livro “Para Ser Criança”, uma publicação escrita coletivamente a partir da formação virtual voltada aos profissionais da rede municipal. Durante esse processo de construção, o grupo foi trazendo vários elementos que retratavam os desafios enfrentados na pandemia e a necessidade do isolamento social. Com cerca de 60 participantes, as aulas foram estruturadas em modelo de “desafios” e o último deles foi escrever essa história coletiva.

O Programa de “Educação Infantil” de Mangaratiba é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Solidariedade França-Brasil, voltado à ampliação das possibilidades do trabalho educativo e pedagógico no processo de aprendizagem de crianças de 0 a 5 anos nas escolas da rede pública municipal. O livro desenvolvido no programa conta a história de três crianças que não podiam sair de casa por causa do “Pandemus”, um monstro invisível e perigoso que começa a aterrorizar o mundo. A obra, com uma tiragem de 100 exemplares, foi entregue às escolas participantes do programa durante as visitas finais e a cada um dos coautores.

Inicialmente não prevista no escopo do projeto, a publicação valorizou os profissionais, promoveu sua autoestima e os incentivou a atuar como produtores de cultura e criadores de histórias.

Livia Zandonadi, gerente de Territórios Sul da Fundação Vale, reforça o bom resultado e comemora o sucesso da iniciativa:

“O resultado da proposta da escrita coletiva nos surpreendeu. Os profissionais trouxeram importantes registros sobre os desafios desse período de pandemia, mas de uma forma lúdica que pudesse ser contada para as crianças. A equipe do projeto apoiou na organização, adaptação para formato de livro, ilustração e diagramação, produzindo esta publicação final que na verdade, tem muitas mãos.”

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional