Fundação Vale participa de Agenda de Compromissos do Pacto pela Aprendizagem no Maranhão

Parceiros pela Alfabetização em Regime de Colaboração no Maranhão
Parceiros pela Alfabetização em Regime de Colaboração no Maranhão

A Agenda de Compromissos pela Alfabetização do Pacto pela Aprendizagem é um conjunto de ações criadas para garantir que todas as crianças maranhenses cheguem ao fim do segundo ano do ensino fundamental com domínio da leitura, escrita e raciocínio lógico.  Essas iniciativas fazem parte da PARC – Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, do qual a Fundação Vale faz parte junto com a Associação Bem Comum, o Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.

A Agenda de Compromissos foi apresentada em cerimônia virtual, realizada em junho, com a participação do governador, Flávio Dino, representantes das instituições parceiras e lideranças políticas. Entre os projetos alinhados à PARC, está o Trilhos da Alfabetização, iniciativa da Fundação Vale que contempla a formação de educadores e a mobilização da comunidade escolar em prol da alfabetização  das crianças nos 24 municípios maranhenses da Estrada de Ferro Carajás.

O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, falou sobre o Pacto para Alfabetização em Regime de Colaboração, representando todos os parceiros. “É importante reconhecer que essa iniciativa foi desenhada pelo Governo do Maranhão de maneira inteligente, corajosa, transparente e republicana, com o foco colaborativo entre o estado e os municípios. A pandemia trouxe prejuízos enormes à alfabetização e a ação de hoje marca uma espécie de resposta aos desafios. Com o envolvimento de todos e continuidade, a gente vai conseguir superar este cenário”.

Apoio institucional