Fundação Vale participa de Agenda de Compromissos do Pacto pela Aprendizagem no Maranhão

Por: Fundação Vale| Notícias| 02/08/2021
Parceiros pela Alfabetização em Regime de Colaboração no Maranhão

Parceiros pela Alfabetização em Regime de Colaboração no Maranhão

A Agenda de Compromissos pela Alfabetização do Pacto pela Aprendizagem é um conjunto de ações criadas para garantir que todas as crianças maranhenses cheguem ao fim do segundo ano do ensino fundamental com domínio da leitura, escrita e raciocínio lógico.  Essas iniciativas fazem parte da PARC – Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração, do qual a Fundação Vale faz parte junto com a Associação Bem Comum, o Instituto Natura, a Fundação Lemann e a Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.

A Agenda de Compromissos foi apresentada em cerimônia virtual, realizada em junho, com a participação do governador, Flávio Dino, representantes das instituições parceiras e lideranças políticas. Entre os projetos alinhados à PARC, está o Trilhos da Alfabetização, iniciativa da Fundação Vale que contempla a formação de educadores e a mobilização da comunidade escolar em prol da alfabetização  das crianças nos 24 municípios maranhenses da Estrada de Ferro Carajás.

O diretor-presidente do Instituto Natura, David Saad, falou sobre o Pacto para Alfabetização em Regime de Colaboração, representando todos os parceiros. “É importante reconhecer que essa iniciativa foi desenhada pelo Governo do Maranhão de maneira inteligente, corajosa, transparente e republicana, com o foco colaborativo entre o estado e os municípios. A pandemia trouxe prejuízos enormes à alfabetização e a ação de hoje marca uma espécie de resposta aos desafios. Com o envolvimento de todos e continuidade, a gente vai conseguir superar este cenário”.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional