Fundação Vale realiza evento “Web, identidade e cultura” que valoriza a cultura quilombola no Maranhão

Por: Fundação Vale| Notícias| 27/06/2022

O projeto Trilhos da Alfabetização, em parceria com a Secretaria de Educação do Município de Santa Rita, realizou um evento que valoriza a cultura quilombola, principalmente, na alfabetização. O encontro “Web, identidade e cultura” aconteceu na Escola Municipal Heráclito Nina, comunidade quilombola de Recurso. Na ocasião, participaram especialistas e consultores da cultura maranhense.

A formação é uma das atividades do projeto, parte do Sistema de Gestão da Aprendizagem, que atende 24 municípios. A iniciativa tem como apoio uma das expressões culturais mais fortes do Maranhão: o Tambor de Crioula. Essa expressão é reconhecida como patrimônio imaterial do Brasil.

A vivência cultural tem função socializadora para os professores. Além disso, ela está relacionada à criação de conteúdos fundamentais na formação escolar de todas as crianças do projeto. Inspirados na experiência de Santa Rita, os educadores vão sugerir movimentos culturais com os agentes da cultura maranhense em suas próprias comunidades. A ação considera, ainda, a rica diversidade existente nos territórios.

“Hoje, a comunidade de Recurso está sendo privilegiada em receber esse evento. Para que as crianças possam vivenciar e entender o que é o quilombo e por que vivem aqui. Então, aquelas fotos ali retratam as comidas típicas, do que os seus antepassados trabalhavam na lavoura. Hoje, se a gente não buscar resgatar essa realidade, ela vai morrer. Então, a gente tem que buscar essa realidade para não a deixar morrer.”

Maria Justina Launé, supervisora do E.M Heráclito Nina.

Figuras da cultura popular fizeram parte do evento

Com a presença de 200 pessoas, o encontro contou com importantes figuras da cultura popular maranhense. Entre os participantes estavam nomes como, por exemplo, o Senhor Raimundo Alves “Celicano”, cantador de Tambor de Crioula – Comunidade Quilombola de Fogoso. Assim como Senhora Maria Raimunda Melo Dona Mundinha – contadora de histórias, que também marcou presença. Da mesma forma, compareceram os especialistas Jandir Gonçalves, integrante do Museu Casa de Nhozinho, e João Damasceno, integrante do Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão.

Como incentivo à cultura local, a atividade possibilitou, dessa forma, a criação de um grupo de tambor de crioula mirim. A liderança ficou por conta da Professora Sandra Cristina. O grupo seguiu o exemplo do Tambor Mirim Raízes do quilombo, da Vila Fé em Deus, do mesmo município.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional