Fundação Volkswagen lança projeto Costurando o Futuro

Por: GIFE| Notícias| 06/07/2009

A Fundação Volkswagen lançou o projeto Costurando o Futuro, que capacitará mulheres de comunidades de baixa renda do entorno da fábrica Anchieta para a confecção de brindes e acessórios a partir do tecido reciclado dos uniformes usados por colaboradores da Volkswagen.

“”Colocamos em prática a palavra costurar em toda sua abrangência. Costurar também significa estabelecer alianças. Com este projeto estamos construindo uma sólida rede de cooperação, envolvendo empresa, poder público e comunidade””, disse durante a solenidade de inauguração, dia 22 de junho, o vice-presidente de Recursos Humanos da Volkswagen do Brasil e presidente da Fundação Volkswagen, Dr. Josef-Fidelis Senn.

O evento contou também com a participação do prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, parceiro no desenvolvimento do projeto. “”O poder público tem a responsabilidade de olhar para as famílias e principalmente para as mulheres, que hoje são chefes de família. E é isso que estamos fazendo com o Costurando o Futuro””, destacou em seu discurso Luiz Marinho.

Ao mesmo tempo em que destinará para reciclagem cerca de 15.000 uniformes que são normalmente descartados todos os anos pela empresa, o projeto tem o objetivo de gerar trabalho e renda, com o ensino de corte e costura e venda das peças produzidas.

Neste ano de 2009, o objetivo do projeto “”Costurando o Futuro”” é capacitar 40 pessoas, sendo 30 mulheres da comunidade do DER (junto à rodovia Anchieta) e 10 que vivem em situação de risco e são atendidas por projetos sociais da prefeitura. Elas serão recrutadas, selecionadas e capacitadas pela organização social Mundaréu, especialmente contratada para a tarefa.

“”Além de criar renda para 40 mulheres, este projeto tem o impacto positivo também para o meio ambiente, na medida em que iremos reciclar o tecido dos uniformes de nossos colaboradores. Por isso, junto com essas peças de roupa também está indo um pouco de cada um de nós””, acrescentou o Dr. Senn.

Pilar SocialO Costurando o Futuro faz parte de um dos dois pilares da Fundação Volkswagen, que é o pilar do “”Desenvolvimento Social””. Dentro deste pilar, a instituição também investe no concurso “”Volkswagen na Comunidade””, que patrocina projetos sociais de colaboradores na comunidade, e no “”Coral da Gente””, em parceria com o Instituto Baccarelli, que beneficia crianças carentes da favela Heliópolis, em São Paulo.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional