Fundação VW lança novo programa de mobilidade e segurança viária

Por: Fundação Volkswagen| Notícias| 18/02/2019

A Fundação Volkswagen está lançando o Cidadania em Movimento, seu novo programa voltado à mobilidade e segurança no trânsito. O objetivo é promover oportunidades de formação para educadores, gestores públicos e estudantes, com foco em temas como acidentologia e prevenção a acidentes viários, planejamento urbano, cidades inteligentes, criativas e sustentáveis, meios de transporte, entre outras questões.

A iniciativa substituirá o projeto Jogo da Vida em Trânsito, cujas metodologias e práticas estarão abrangidas pelo novo programa, que será mais amplo, diversificado e inclusivo. Com isso, a Fundação VW fortalece sua estratégia de apoiar a causa da mobilidade urbana, promovendo impacto social positivo a partir do investimento em educação e desenvolvimento de comunidades.

“Para nós, contribuir para tornar a mobilidade mais segura e sustentável é prioridade. Estudos da Organização Mundial de Saúde revelam que o Brasil é o quinto país recordista em mortes no trânsito. Os jovens estão entre os mais atingidos por essa triste realidade, na maioria das vezes causada por imprudência, negligência ou imperícia dos condutores”, afirmou Daniela de Avilez Demôro, Diretora-Superintendente da Fundação Volkswagen.

Alunos e educadores do Centro Paula Souza, um dos parceiros do Cidadania em Movimento

Incentivo a parcerias e atenção aos ODS

Para a realização do programa, a Fundação VW está articulando uma série de parcerias com o poder público. Entre elas, destaca-se a renovação dos esforços conjuntos com o Centro Paula Souza, visando à formação de professores em metodologias inovadoras, aplicáveis a projetos voltados à melhoria da mobilidade no entorno das Escolas Técnicas Estaduais e Faculdades de Tecnologia administradas pela autarquia paulista.

Além disso, nas próximas semanas, serão anunciados acordos de cooperação com outros órgãos de governo. Esse movimento é inspirado pelo ODS 17 (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) da Organização das Nações Unidas (ONU), que incentiva parcerias multissetoriais para a mobilização e compartilhamento de conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros.

Entre os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que influenciam o programa Cidadania em Movimento, estão o ODS 3 (Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades), que inclui a redução de acidentes viários, e o ODS 11 (Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis).

Em 2015, a ONU definiu uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030. Ela é formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que devem ser implementados por todos os países até 2030. Faz parte da estratégia de gestão da Fundação Volkswagen alinhar sua atuação a esse esforço global, em benefício do planeta.


Apoio institucional