Fundações Banco do Brasil e Orsa promovem saneamento alternativo

Por: GIFE| Notícias| 09/02/2004

Em dezembro, a Fundação Banco do Brasil e a Fundação Orsa assinaram um protocolo de intenções com a Prefeitura de Laranjal do Jarí (AP) para implantar um sistema de saneamento alternativo para a região. Com ele, busca-se preservar os recursos hídricos e promover a geração de renda.

A iniciativa consiste em processar os dejetos humanos antes que eles retornem ao meio ambiente. De acordo com Walter Fachini, ambientalista que criou a técnica em parceria com técnicos alemães e chineses, além de possibilitar que o dejeto humano chegue ao rio como água em estado passível de contato, o sistema produz biogás utilizado para cozinhar e adubo orgânico para o cultivo de verduras e legumes, além de possibilitar a criação de peixes.

Identificado pela Fundação Banco do Brasil em 2001, o sistema integra o Banco de Tecnologias Sociais da organização e já foi implantado em municípios do Rio de Janeiro e, mais recentemente, na Espanha. Com a nova parceria, inicialmente serão beneficiadas cerca de 350 famílias da região do rio Jari. A iniciativa está orçada em R$ 210 mil.

Além do investimento em saneamento básico, outras ações serão desenvolvidas. A Fundação Orsa oferecerá cursos e oficinas com foco no desenvolvimento humano, destacando aspectos como identidade cultural, potencialidades regionais, organização e empreendedorismo. Já a prefeitura local está comprometida, entre outras coisas, em edificar um centro comunitário e canalizar residências.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional