Fundações Comunitárias como novo modelo de desenvolvimento

Por: GIFE| Notícias| 14/08/2010

Lucia Dellagnelo*

Acaba de ser lançado um novo relatório do Fundo Global para Fundações Comunitárias (GFCF). O Fundo Global é formado por contribuições de organizações internacionais e tem como objetivo apoiar fundações comunitárias em todo o mundo.
Além de mostrar o rápido crescimento do número de fundações comunitárias na última década, o relatório argumenta que este tipo de organização desempenha um papel importante na criação de um novo paradigma de desenvolvimento internacional. A contribuição das fundações comunitárias para este novo paradigma está baseada em sua capacidade de promover a confiança entre os diversos atores de uma comunidade, de capilaridade ao fazer pequenas doações a outras organizações de base, e de proporcionar um espaço de articulação entre diferentes membros da comunidade.
As principais conclusões apresentadas no relatório são:

• Fundações comunitárias podem constituir a peça que faltava no quebra-cabeça do desenvolvimento internacional, ao proporcionar um caminho para que os investimentos sociais cheguem até pessoas e organizações de base da comunidade.
• O desenvolvimento da confiança, como componente fundamental de combate à pobreza, tem sido uma das principais preocupações das fundações comunitárias em diversos países.
• Doações locais, ainda que pequenas, têm um valor especial, pois envolvem os cidadãos no enfrentamento de problemas de sua comunidade.
• Ao fazerem pequenas doações e estabelecerem relações com outras organizações da comunidade, as fundações comunitárias possibilitam que vários atores tenham voz, promovendo, mesmo que indiretamente, o conceito de justiça social.

O relatório reafirma o argumento de que as fundações comunitárias podem ser uma alternativa interessante para a diversificação das bases institucionais para o investimento social privado. No Brasil, experiências pioneiras como a do ICom-Instituto Comunitário Grande Florianópolis, tem demonstrado resultados similares aos apresentados pelo relatório.

Ao estabelecer uma relação de apoio e reciprocidade com outras organizações da comunidade, o ICom tem conseguido implementar ações inovadoras para o desenvolvimento social da região. Os resultados alcançados pelas experiências de fundações comunitárias no Rio de Janeiro e no Maranhão parecem também demonstrar que é grande o potencial de contribuição deste tipo de organização para o desenvolvimento de comunidades no Brasil.

Leia documento


*Lucia Dellagnelo é coordenadora Geral do ICom.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional