Fundações internacionais discutem perspectivas do investimento social no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 21/02/2005

Acontece nesta semana, em Brasília (DF), o Diálogo de Fundações, Redes Sociais, Governo Brasileiro e Banco Mundial, realizado pelo European Foundation Centre (EFC) e o Banco Mundial, em parceria com GIFE, Fundação Avina, Fundação Banco do Brasil, Grupo de Trabalho Amazônico (GTA) e Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA).

O objetivo é promover o debate entre fundações nacionais e internacionais com o governo brasileiro e as principais redes sociais que operam no país, visando o fortalecimento da sua agenda de desenvolvimento. Para isso, foi criado um espaço de reflexão, troca de conhecimento e discussão sobre oportunidades de estabelecer parcerias para investimentos internacionais no Brasil.

Durante três dias, cerca de 25 fundações internacionais participarão das palestras, mesas-redondas e grupos de trabalho. Representando o governo federal brasileiro, confirmaram presença o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Dulci, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Jaques Wagner, e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken.

Entre os representantes da sociedade civil estão Hugo Barreto e Fernando Rossetti, presidente e diretor executivo do GIFE, Geraldinho Vieira, representante da Fundação Avina no Brasil, Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil, Valquíria Alves Lima, coordenadora da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA), Maria de Araújo Aquino, presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Paulo Itacarambi, diretor executivo do Instituto Ethos, e Marcos Kisil, presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (Idis).

As conclusões do Diálogo de Fundações, Redes Sociais, Governo Brasileiro e Banco Mundial serão apresentadas na quarta-feira (23). Na quinta (24) e na sexta-feira (25), os participantes terão a oportunidade de fazer visitas de campo a organizações sociais nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. No Rio de Janeiro, eles serão recebidos pelos institutos Telemar e Ronald McDonald e pela Fundação Roberto Marinho. Em São Paulo, as visitas acontecem no Instituto Criança Cidadã, na Fundação Bradesco e no Instituto Ayrton Senna, todos associados do GIFE.

Exclusividade – Na tarde desta segunda-feira (21/2), os membros da rede GIFE têm um encontro exclusivo com as principais fundações européias filiadas ao European Foundation Centre (EFC).

Entre outros assuntos, eles tratarão do cenário atual das ações de investimento social privado sobre riqueza e distribuição de renda no Brasil, estratégias e alternativas para a ampliação de seu impacto e oportunidades de cooperação com investidores sociais internacionais.

O primeiro Diálogo de Fundações aconteceu no ano passado, na Tailândia. O próximo encontro deverá ser realizado em 2006, na África.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional