Fundações Iochpe e Orsa e Instituto Sol são destaques na premiação

Por: GIFE| Notícias| 23/08/2004

Três associados do GIFE foram vencedores do Prêmio ECO 2004, realizado pela Amcham (Câmara Americana de Comércio). Nesta sexta-feira (27/8), Fundação Iochpe, Fundação Orsa e Instituto Sol receberão os prêmios nas categorias educação, saúde e participação comunitária, respectivamente.

A Fundação Iochpe foi reconhecida pelo projeto Formare, que desenvolve cursos de educação profissional para jovens de 15 a 17 anos. Desde 1988, a organização promove o resgate social e prepara jovens de famílias de baixa renda para o mercado de trabalho. Reconhecido pelo MEC, o Formare conta com o apoio de 29 empresas, que cedem espaço para que seus funcionários ajam como educadores voluntários. Já foram atendidos mais de 1.700 jovens, de 40 escolas, em 11 estados brasileiros. Cerca de 85% deles estão trabalhando e conseguiram, em média, triplicar a renda pessoal nos primeiros anos de trabalho.

O Programa de Disseminação Método Mãe-Canguru, desenvolvido pela Fundação Orsa em parceria com o Ministério da Saúde e o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) já capacitou mais de 4.000 profissionais, desde 2001. O método integra o Programa de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso, que foi adotado como política pública pelo governo federal. Atualmente, cerca de 490 maternidades brasileiras estão aptas a aplicar o método em suas unidades.

Já o Instituto Sol teve reconhecido seu programa de construção de cisternas, que busca facilitar o acesso à água e melhorar a qualidade de vida da população do semi-árido nordestino. São 160 cisternas, nos municípios baianos de Antonio Carlos, Canudos e Vitória da Conquista. Até o final deste ano, mais 40 cisternas devem ser feitas, completando um investimento de R$ 200 mil. Entre as famílias beneficiadas, muitas são remanescentes de quilombo ou integrantes do movimento dos sem-terra, que sobrevivem da agricultura familiar e com rendimento médio de um salário mínimo.

Nas outras duas categorias do prêmio – cultura e meio ambiente – venceram a Astro Café Torrefação e Comércio de Café Ltda, com o projeto Guia de História, e a Colgate-Palmolive, com o Clube de Ecologia – ClubEco Sorriso Herbal.

A cerimônia de entrega do Prêmio ECO 2004 terá como convidados especiais o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a economista norte-americana Hazel Henderson. No dia anterior (26/8), a Amcham promove, em São Paulo, o seminário O Brasil e as Oito Metas de Desenvolvimento do Milênio – Consciência e Participação do Setor Privado. Ainda na quinta-feira tem início a Feira de Cidadania, com entrada franca, que acontece até o dia 27. Entre outros expositores, haverá um estande do GIFE, que apóia a premiação.

As vagas para o seminário e o almoço de entrega do prêmio são limitadas. Clique aqui para mais informações.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional