Fundações Orsa e Abrinq firmam parceria para ampliar programas

Por: GIFE| Notícias| 06/06/2005

A Fundação Orsa e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente firmaram parceria para ampliar a atuação e a divulgação dos programas Município Feliz e Prefeito Amigo da Criança. O objetivo é atrair a atenção do maior número de gestores municipais para a questão da criança e do adolescente.

O Município Feliz, da Orsa, a partir de um livro e do site www.municipiofeliz.org.br, oferece orientações aos prefeitos sobre como buscar financiamentos alternativos e parcerias com a sociedade civil para implementar, de forma simples, barata e eficaz, uma nova política pública com relação à educação infantil. Assim, a fundação vai mobilizar os prefeitos de todos os municípios onde atua e proporcionará a ferramenta para que eles encaminhem suas ações neste sentido.

No Prefeito Amigo da Criança, a Abrinq reúne, atualmente, cerca de mil prefeitos que trabalham para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes em seus municípios. Com a nova parceria, a fundação fornecerá conteúdo para orientação dos gestores no aprimoramento de sua atuação com relação a esses públicos.

Quatro seminários nacionais estão previstos para a apresentação da parceria, até o final deste ano, um em cada região de São Paulo (norte, sul, leste e oeste).

Trabalho infantil – A atuação conjunta entre as fundações Abrinq e Orsa começou com a realização dos Seminários Catavento, dentro do programa da Organização Internacional do Trabalho (OIT) pela erradicação do trabalho infantil. Os seminários mobilizam prefeituras, conselhos da criança e do adolescente, comunidades locais e representantes de outras instituições para apresentação de um diagnóstico sobre a questão do trabalho infantil nas cidades.

Já foram realizados dois seminários – em Ferraz de Vasconcelos e Itapeva – e mais três estão previstos para junho e julho – em São Paulo, Caraguatatuba e Campinas -, nos quais representantes das duas instituições levam sugestões aos prefeitos, como orientação na busca de financiamento de projetos.

No próximo semestre, os eventos também passarão pelas outras cidades onde a Fundação Orsa atua, como Itapeva, Suzano e Carapicuíba, todas em São Paulo, e cinco cidades no Vale do Jarí (PA/AP).

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional