Fundações Roberto Marinho e Victor Civita lançam projeto pela educação

Por: GIFE| Notícias| 29/03/2004

Na última quinta-feira (25/3), dois associados do GIFE firmaram parceria para um projeto de atuação conjunta inédito no Brasil. As fundações Roberto Marinho e Victor Civita, mantidas por dois dos maiores grupos de comunicação do país – Organizações Globo e Grupo Abril -, irão produzir uma série de TV com o objetivo de ampliar o debate sobre os desafios da educação brasileira.

Durante a cerimônia, realizada na sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo, o presidente do Grupo Abril, Roberto Civita, o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho, e o vice-presidente de Relações Institucionais das Organizações Globo, João Roberto Marinho, assinaram o contrato de parceria. Também estiveram presentes o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho e conselheiro do GIFE, Hugo Barreto, e a diretora executiva da Fundação Victor Civita, Guiomar Namo de Mello.

O projeto prevê inicialmente a produção de 10 programas, a serem exibidos no Canal Futura. Disponível para 47 milhões de brasileiros por meio de TV por assinatura e de parabólicas convencionais, o Futura também atinge mais de 10 mil instituições que utilizam seus programas como ferramentas de educação cotidianamente.

A idéia é unir a experiência em educação e o poder mobilizador das duas organizações para engajar o país em um amplo debate sobre o tema. “”Educação é uma tarefa e um desafio para todos. Se temos os mesmos objetivos, faz muito sentido essa união. Duas fundações que se dedicam há tanto tempo para a educação têm uma grande contribuição a fazer””, afirmou Roberto Civita.

Para José Roberto Marinho, a parceria sinaliza o comprometimento em aprofundar a discussão sobre a qualidade do ensino no Brasil. “”A idéia é discutir diversos aspectos referentes à educação, desde o material didático até a gestão de recursos, buscando diminuir o atraso e melhorar a qualidade da formação dos alunos e professores.””

A abordagem de problemas estruturais da área, aspectos que algumas vezes não são percebidos claramente pelo público em geral, mas que são essenciais para a busca de soluções eficazes, é outro aspecto destacado pelos parceiros.

Os programas envolverão recursos como animações, pequenos documentários e imagens especialmente gravadas para contextualizar conceitos e relacionar idéias polêmicas com fatos históricos e culturais. As gravações serão feitas em escolas públicas e privadas, além de universidades e espaços não-formais de ensino de quatro regiões do país.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional