Fundo Acelerador de Inovações Cívicas está com inscrições abertas

Por: GIFE| Notícias| 07/04/2014

A Fundação Avina, em conjunto com a Avina Américas e a Omidyar Network, lança nova chamada para o Fundo Acelerador de Inovações Cívicas. Podem concorrer organizações legalmente constituídas na América Latina e que desenvolvam softwares para serem aplicados em áreas urbanas (cidades com mais de um milhão de habitantes). Entre as temáticas apoiadas estão: mobilidade urbana sustentável, gestão de resíduos sólidos, monitoramento de serviços públicos, acompanhamento das eleições nas cidades, monitoramento do orçamento público, entre outras.

Serão apoiados aplicativos inéditos e/ou adaptações de aplicativos existentes (desenvolvidos pelos candidatos ou terceiros) e também projetos com proposta de dar escalabilidade a aplicações existentes.

Os interessados em concorrer ao apoio do Fundo irão passar por várias etapas. A primeira fase – com inscrições até 30 de julho, dará “notas de conceito” para os projetos. As propostas pré-selecionadas nesta primeira instância participarão de uma entrevista com a equipe da Avina para aprofundar o conhecimento sobre a organização e sua ideia de projeto. As organizações que passarem com êxito nesta segunda etapa deverão apresentar a proposta completa ao comitê do Fundo Acelerador, a fim de que o mesmo revise e, eventualmente, aprove.

Entre os critérios de seleção estão a experiência e disposição da organização para trabalhar em alianças multidisciplinares e fomentar processos colaborativos; experiência em desenvolvimento e desenho gráfico de aplicativos, em especial, aplicativos com tecnologia web 2.0; potencial de escala para outras cidades da América Latina; equilíbrio temático (o fundo evitará repetir temas); equilíbrio geográfico (o fundo evitará apoiar mais de 2 projetos por país, com eventual exceção ao Brasil e México).

Na proposta completa, os selecionados deverão inserir uma carta de intenção dos possíveis aliados do projeto (organizações da sociedade civil, governo, empresas desenvolvedoras de softwares) e, antes do primeiro desembolso, terão de apresentar os convênios ou acordos “assinados” com as principais alianças necessárias ao projeto.

Será dada prioridade ainda a licenças de software com código aberto. Só em casos excepcionais serão apoiados o desenvolvimento de software proprietário, sendo necessário que cumpram com fins sociais e os requisitos do serviço de renda interno (IRS) dos Estados Unidos.

Os projetos deverão ser realizados entre 12 meses e 18 meses. Para isso, serão concedidos U$75.000 a U$125.000, de acordo com a duração do projeto e característica do software a ser desenvolvido.

Mais informações pelo site.

A Fundação Avina é associada GIFE

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional