Fundo das Nações Unidas para a Democracia recebe propostas para financiamento

Por: GIFE| Editais| 09/12/2015

Estão abertas as inscrições, até o dia 31 de dezembro, para a décima rodada de financiamento do Fundo das Nações Unidas para a Democracia (UNDEF), que recebe propostas para apoiar projetos que fortaleçam a sociedade civil, promovam os direitos humanos e incentivem a participação dos grupos nos processos democráticos.

Podem concorrer ao edital organizações da sociedade civil e não-governamentais que estejam empenhadas na promoção da democracia, além de organismos independentes, incluindo Comissões Eleitorais, Instituições Nacionais de Direitos Humanos e outros órgãos de governança independentes, além de organismos e associações global e regional inter-governamentais que não sejam as Nações Unidas e possam fortalecer a voz da sociedade civil.

É importante que as propostas pertençam a uma ou mais das sete áreas principais: Ativismo comunitário; Estado de Direito e os Direitos Humanos; Ferramentas para Aprendizagem; Empoderamento das Mulheres; Engajamento Juvenil; Mídia e Liberdade de Informação; e Fortalecimento da Interação com o Governo.

Serão aceitas propostas de todos os países, mas será dada preferência a candidatos de países e regiões que estão nas fases de transição e consolidação da democracia, nomeadamente os países que emergem de conflitos, as democracias novas e restauradas, os países menos desenvolvidos e os de baixo ou médio rendimento.

O processo de seleção inclui uma rigorosa avaliação e controle de qualidade, tendo como critérios de análise: se o projeto terá um impacto significativo, incentive a inclusão e melhore a igualdade de gênero; se a organização requerente tem um forte histórico na área e tem fortes perspectivas de sustentabilidade para além da duração do projecto.

Os interessados devem enviar os projetos por meio da plataforma online (em inglês ou francês). As organizações selecionadas na primeira fase serão convidadas a apresentar uma proposta completa, a ser avaliada na segunda fase.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional