Fundo financiará pesquisas sobre o terceiro setor na América Latina

Por: GIFE| Notícias| 15/10/2001

Reunião organizada recentemente pelo International Society for Third-Sector Research em Buenos Aires debateu a criação de um fundo para financiar pesquisas sobre o terceiro setor na América Latina. O vice-presidente para a nacionalização do GIFE, Léo Voigt, participou do encontro e fala sobre os resultados da iniciativa.

redeGIFE – O que ficou definido durante a reunião?
Léo Voigt – Durante o encontro, que contou com representantes de organizações do Brasil, México, Estados Unidos, Nicarágua, Chile, Peru, Argentina e Uruguai, ficou definida a criação de um fundo para financiar pesquisas científicas sobre a atuação do terceiro setor na América Latina. Ele terá um recurso inicial que ainda está sendo captado e para sua am-pliação serão necessárias parcerias. Também ficou acertado que participarão organizações da sociedade civil que tenham interesse na investigação científica e não apenas às vinculadas ao mundo universitário. No entanto, ainda não há prévisão de quanto tempo levará esse processo.

redeGIFE – Qual será a principal contribuição do Fundo?
Voigt – Acho que o Fundo contribui para que as diversas pesquisas que estão sendo produzidas na região possam se articular, conhecer quem são os atores sociais e facilitar a captação de incentivos.

redeGIFE – Como ele será gerenciado?
Voigt – Será constituído um Conselho Gestor com a participação de pesquisadores, empresários e representantes do terceiro setor. O objetivo é ter participantes dos diversos segmentos da sociedade.

redeGIFE – Como será a participação do GIFE nesta iniciativa?
Voigt – Ainda não ficou nada acertado, mas como esse Fundo está baseado na idéia do esforço coletivo de diversas organizações, a participação do GIFE é estratégica, tanto para eles quanto para nós. Precisamos destes agentes estimuladores de pesquisa já que temos interesse no aprofundamento dos estudos em nosso campo, já iniciados com as publicações Investimento Social Privado no Brasil e Recursos Privados para Fins Públicos – As Grantmakers Brasileiras. Senti que a participação do GIFE foi muito valorizada pelo fato de sermos a única associação presente que reunia organizações privadas que investem na área social.

redeGIFE – Como você avalia as pesquisas já feitas no Brasil sobre a área social?
Voigt – Voigt – Elas são pioneiras. Mas exatamente por esta razão, estas pesquisas estão dispersas entre si e como elas contam com financiamento muito restrito são excessivamente focadas. Normalmente os resultados têm a ver com o interesse muito direto da organização que, de uma forma ou de outra, está participando do estudo. Acredito que as pesquisas precisam ganhar em amplitude e ter uma ação um pouco mais de rede.

redeGIFE – Que assuntos você ainda acha que carecem de um pouco mais de atenção nas pesquisas?
Voigt – Temos vários. Mas um dos principais certamente é identificar o volume de recursos disponíveis para o setor social, sua origem e destino é uma área que de fato é muito carente. Isso é urgente.

redeGIFE – Você acredita que as pesquisas realizadas no Brasil têm algum diferencial em relação àquelas produzidas em outros países da América Latina?
Voigt – Eu não acho. Não obstante o terceiro setor no Brasil e a sua articulação ter uma vantagem do ponto de vista histórico em comparação aos outros países da América Latina, na área da pesquisa acho que os outros países têm tido avanços muito semelhantes aos nossos. Não somos uma exceção no continente. Está todo mundo empenhado em fazer cadastro e depois identificar o perfil dos atores sociais da região.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional