Fundo Global para Fundações Comunitárias realiza consulta no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 14/04/2008

Com o objetivo de identificar o interesse e o conhecimento pelo tema de fundações comunitárias no Brasil, o Fundo Global para Fundações Comunitárias começou a realizar uma consulta no país. A iniciativa pretende ainda, recolher subsídios para que o Fundo Global possa definir seu papel no movimento de fundações comunitárias no Brasil.

A iniciativa, que está sendo executada pelo Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICom), uma das primeiras instituições nesse modelo a nascerem no Brasil, acontece em 3 etapas: na primeira o maior número de pessoas relacionadas ao terceiro setor e interessadas na temática do desenvolvimento comunitário podem acessar um questionário com cinco perguntas básicas sobre fundação comunitária. Ele está disponível no site do ICom (www.icomfloripa.org.br), no ícone “”Fundo Global””.

A segunda etapa, que já está em andamento, consiste em entrevistas com líderes do terceiro setor no Brasil. Na última fase, um seminário irá aprofundar o debate e contará com a presença de especialistas e pessoas interessadas no tema. A consulta também vai acontecer nas Filipinas, Rússia, Ásia Central, Tailândia e Leste da África.

Fundo Global
O Fundo Global para Fundações Comunitárias nasceu em janeiro de 2006 para apoiar o movimento de fundações comunitárias no mundo. Surgiu como uma iniciativa da Fundação Ford, Banco Mundial, Charles Stewart Mott Foundation e WINGS (Worldwide Initiatives for Grantmaker Support), recebendo também aporte financeiro da Fundação W.K.Kellogg, USAID, e algumas fundações comunitárias americanas. Mais de 60 fundações comunitárias e organizações de suporte à filantropia receberam apoio do Fundo Global em cerca de 30 países, aportando por volta de 1,2 milhão de dólares, até hoje, a essas instituições.

O fundo busca construir agendas globais e realizar ações locais. Pode servir como um financiador estratégico que organiza interesses e recursos financeiros de diferentes origens; como fonte de conhecimento sobre filantropia comunitária global; e como disseminador do papel da filantropia comunitária no processo de desenvolvimento.

Para participar da consulta do Fundo Global e preencher o questionário, acesse: www.icomfloripa.org.br e clique no ícone “”Fundo Global””. O questionário estará disponível até 30 de abril.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional