Fundo Juntos pela Educação lança nova fase do Programa Primeira a Infância

Por: GIFE| Notícias| 17/08/2015

O Fundo Juntos pela Educação, constituído pelo Instituto Arcor Brasil e Instituto C&A, lançam no dia 20 de agosto a nova etapa do Programa Primeiro a Infância – Educação Infantil como Prioridade, iniciativa promovida em três municípios de Pernambuco: Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho e São Lourenço da Mata.

Durante o primeiro semestre do ano, o programa esteve focado em contribuir para que os Planos Municipais de Educação dos três municípios pernambucanos incorporassem, de forma qualificada, ações na área da Educação Infantil, em sintonia com Plano Nacional de Educação (PNE), especialmente a Meta 1: “Universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta de Educação Infantil em Creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até 3 anos até o final da vigência deste PNE”.

“Depois de dez anos do Fundo e as iniciativas de Educação Integral que foram promovidas, a partir de uma análise de cenário, decidimos apostar na Educação Infantil, pois identificamos que há um problema grande no acesso e na qualidade da educação oferecida para essa faixa etária, além da importância em se atuar nessa fase que terá um impacto para toda a vida das crianças”, comenta Célia Aguiar, diretora executiva do Instituto Arcor Brasil, lembrando que mais de 30 mil crianças, adolescentes e jovens já foram beneficiados com os projetos apoiados pelo Fundo Juntos pela Educação.

Agora, nesta nova etapa, o programa irá ajudar as cidades a elaborarem os Projetos Político Pedagógicos (PPPs) de Educação Infantil. O PPP é o instrumento no qual cada escola planeja suas ações e define como as iniciativas serão realizadas pelos educadores, gestores e comunidade escolar para alcançar as metas estabelecidas.

“Nesse trabalho de apoio à elaboração dos planos municipais ficou evidente que uma forma muito interessante de ajudar na implementação das ações seria no desenho dos PPPs, sendo, num primeiro momento, uma orientação à Secretaria Municipal de Educação e, depois, no apoio às escolas para colocarem em prática, a fim de que este não seja apenas um documento que fique guardado na gaveta”, comenta Janine Schultz, coordenadora do Programa Educação Infantil do Instituto C&A.

Para realizar as ações previstas, a segunda fase do Programa Primeiro a Infância terá quatro etapas. A primeira, entre agosto e dezembro deste ano, irá realizar a elaboração de um Documento Norteador dos PPPs pelo órgão de governo, trazendo as diretrizes gerais em consonância com os Planos Municipais de Educação.

Já na segunda etapa, a ser realizada entre fevereiro e junho de 2016, serão elaborados os PPPs em Educação Infantil nas escolas, com acompanhamento do órgão gestor. No segundo semestre, acontecerá a implementação de algumas ações previstas nos PPPs de cada escola, assim como a preparação para a transição de mandatos municipais.

Por fim, entre fevereiro e agosto de 2017, acontecerá a quarta etapa do programa na qual será feito o acompanhamento para assegurar a continuidade das políticas de Educação Infantil já inscritas nos Planos Municipais de Educação e efetivadas por meio dos Projetos Político Pedagógicos nas escolas.

Janine Schultz destaca que todo o processo será amplamente participativo, envolvendo professores, alunos, famílias e gestores públicos, a fim de que possa agregar as diferentes visões e interesses da comunidade escolar.

As diversas novidades sobre o programa poderão ser conferidas também no site do Fundo, que foi reformulado e, a partir de agora, dará destaque a informações sobre Educação Infantil.

O Instituto Arcor Brasil e o Instituto C&A são associados do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional