Fundo para a Juventude Urbana recebe projetos liderados por jovens

Por: GIFE| Notícias| 06/04/2015

Atualmente, 85% dos jovens no mundo vivem em países em desenvolvimento e compõe uma grande parte de suas comunidades. O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) acredita que os jovens são justamente a solução para o desenvolvimento sustentável do mundo e, por isso, criou o Fundo para a Juventude Urbana. O objetivo é apoiar iniciativas inovadoras e lideradas por jovens (entre 15 e 32 anos) que contribuam para a urbanização sustentável do mundo em desenvolvimento.

O Fundo está com inscrições abertas para a sétima convocatória de projetos. A ideia é valorizar as boas iniciativas lideradas por jovens e aumentar o conhecimento sobre a necessidade de incorporar suas perspectivas nas políticas e estratégias.

Podem concorrer nesta edição projetos que tenham como foco ações relacionadas à criação de novos empregos, boa governança urbana, moradia, segurança da propriedade e reabilitação de risco. As propostas vencedoras podem receber até 25 mil dólares.

Neste ano, a convocatória solicita aos candidados que incluam em suas propostas os seguintes critérios: 1. Uma estratégia para trabalhar com autoridades locais, a fim de maximizar a capacidade de impacto no âmbito das políticas púlicas, tendo em vista que um dos objetivos do Fundo é aumentar a capacidade dos gestores públicos em incorporar temáticas de juventude em seus programas e serviços; 2. Incluir o enfoque de Direitos Humanos como um tema transversal durante a implementação do projeto. O objetivo é empoderar as pessoas para que conheçam e saibam reivindicar seus direitos.

Até agora, mais de 256 projetos em todo o mundo já receberam contribuições do Fundo para a Juventude do ONU.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de abril pelo site. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: [email protected].

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional