Gastronomia também é cultura

Por: GIFE| Notícias| 12/01/2015

O movimento Eu Como Cultura é uma iniciativa do Instituto ATÁ – empreitada do chef de cozinha Alex Atala – que busca o reconhecimento legal da gastronomia brasileira como manifestação cultural. Dessa forma, a campanha “Gastronomia é Cultura/Eu Como Cultura” procura sensibilizar e mobilizar toda a sociedade para a causa e, também, reunir um milhão de assinaturas para pressionar a votação do Projeto de Lei 6562/13 no Congresso Nacional.

O projeto, que está sendo analisado na Câmara dos Deputados, propõe a incorporação da gastronomia à Lei Rouanet, que proporcionará incentivos fiscais a quem apoiar projetos relacionados ao assunto. A aprovação do projeto de lei viabilizará que empresas e pessoas físicas doem ou patrocinem, com dedução no Imposto de Renda, por exemplo, pesquisas, acervos e publicações relacionadas ao tema.

Com isso, a proposta é que a gastronomia nacional seja encarada como patrimônio cultural, resgatando e valorizando a história, os produtos e as receitas do país, contribuindo para que ingredientes sejam descobertos e que receitas sejam preservadas, como já aconteceu em alguns países europeus. Por exemplo, na Espanha, na França e na Itália, queijos e embutidos conseguiram já são considerados patrimônio cultural.

A ideia agora é que o projeto de lei se torne realidade e, para isso, o Instituto ATÁ, convoca a sociedade civil a assinar o documento, que será entregue ao Congresso no início de 2015. A campanha tem sido amplamente divulgada nas redes sociais. Interessados em aderir à causa podem obter mais informações sobre o movimento e acessar o documento no site da inciativa. O documento assinado deve ser entregue na caixa postal do Instituto ATÁ, nº 72370, CEP 01427-970.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional