GIFE abre inscrições para o curso de “Administração e Finanças para Organizações da Sociedade Civil”

Por: GIFE| Notícias| 08/06/2015

O GIFE promove, nos dias 18 e 19 de junho, o curso “Administração e Finanças para Organizações da Sociedade Civil”, em São Paulo. A proposta da formação é apresentar a importância de um processo estruturado de gestão administrativa e financeira e compartilhar os principais conceitos e ferramentas nesta área.

Os aspectos administrativos e financeiros são centrais na gestão de qualquer organização e, na instituições sem fins lucrativos, eles se tornam ainda mais importantes, já que geralmente os recursos são escassos e espera-se um nível de transparência exemplar das mesmas. É sabido que muitos gestores têm resistência em aprofundar seus conhecimentos nesta temática por considerarem, muitas vezes, como temas burocráticos, que devem ser dominados somente pela equipe administrativa. Eu defendo que todo gestor precisa ter um bom nível de conhecimento em administração e finanças para que possa exercer uma gestão realmente abrangente”, destaca Roniel Lopes, consultor do curso.

Durante a formação, serão abordados temas como: o papel do gestor administrativo e das áreas de suporte ou áreas meio; plano de contas e centros de custo; orçamentos, revisão orçamentária e relatórios; as diferenças entre gestão financeira e contabilidade; entre outros. Os participantes terão a oportunidade ainda de fazer vários exercícios práticos sobre o tema e experimentar softwares de gestão financeira.

Segundo o palestrante, um dos principais desafios enfrentados pelas organizações nesta área é conseguir desmistificar o tema para quebrar as resistências das equipes, acabando com a polaridade entre os que atuam com projetos e o setor administrativo, o que acaba sendo prejudicial para a harmonia da organização. “Outro desafio é o de alinhar o planejamento de atividades ao planejamento financeiro, já que muitas vezes estes dois documentos são feitos por equipes diferentes, o que resulta em posterior dificuldade no andamento das atividades e na execução orçamentária”, comenta.

O curso terá 16 horas de duração e será realizado no Instituto Itaú Cultural (Av. Paulista, 149 – Jd. Paulista – São Paulo). Os interessados podem fazer sua inscrição no site do GIFE.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional