GIFE apresenta Mapa Estratégico com plano de ações para 2015

No último dia 10, o GIFE reuniu associados para apresentar prioridades e principais ações para 2015. A atividade foi inédita trouxe o novo planejamento estratégico do GIFE que foi desenvolvido ao longo de 2014, a nova forma de trabalhar da organização – que inclui por exemplo as redes temáticas e agendas estratégicas, além do plano de ação para o ano.

Com a missão de aperfeiçoar e difundir conceitos e práticas do uso de recursos privados para o desenvolvimento do bem comum, o GIFE deve consolidar em 2015 alguns esforços já sinalizados no ano passado. Entre as propostas, destaque para as ações ligadas ao alinhamento às políticas públicas, ao fortalecimento das organizações da sociedade civil, ao fomento à cultura de doação, ao alinhamento entre investimento social e negócio, ao fortalecimento do setor de negócios de impacto social e à promoção de temas como governança, transparência, avaliação e comunicação.

Para Beatriz Gerdau, presidente do Conselho de Governança do GIFE, o desafio é buscar ainda mais impacto nas ações desenvolvidas. “Devemos ter sempre um olhar estratégico como associação. É preciso manter o foco, definir frentes de trabalho e buscar resultados nessas linhas.

Produção e compartilhamento de conhecimento

O último ano representou um período de grandes avanços para o GIFE na geração e distribuição de conhecimento. Entre diversas iniciativas, destaque para a criação do Sinapse, biblioteca virtual com temas ligados ao Investimento Social Privado, em parceria com o Foundation Center.

Em 2015 a área deve continuar em alta. Inspirado pelo princípio da busca pela inovação, o GIFE reafirmou seu compromisso em produzir, sistematizar e disseminar conhecimento. Nesse sentido, já está articulando e fortalecendo sua rede de parceiros estratégicos para apresentar ao setor novidades nesse ano.
Entre os projetos esta um portal sobre transparência. A ideia é disponibilizar em uma plataforma online informações – com base em indicadores consolidados – sobre institutos, fundações e empresas no que tange à governança. A data de lançamento ainda não foi definida e a iniciativa, inédita no Brasil, é uma parceria com a Foundation Center.

Ainda na linha de produção e compartilhamento de conhecimento, a série Grandcrafts deve ganhar mais uma edição. Agora, sobre alinhamento entre investimento social e negócio.

2015 também é o ano de produção de mais um Censo GIFE, principal mapeamento do investimento social hoje existente no Brasil.

Cursos e eventos

O curso Ferramentas de Gestão continuará acontecendo, com seus módulos independentes ao longo do ano. Vale lembrar que nesse ano são celebrados 10 anos do curso, com mais de 2800 pessoas capacitadas.

O curso de Governança, uma parceria com Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, também tem presença garantida no mapa de atividades do ano. Por fim, as capacitações in company, criadas a partir da necessidade de empresas e organizações sociais, também serão oferecidas pela área de operações.

Associados em ação

As atividades voltadas especificamente para a rede de associados serão fortalecidas este ano. A ideia é que o GIFE trabalhe com três frentes: as agendas estratégicas, as redes temáticas e ativação de rede. (em breve, descritivo de cada um será disponibilizado no site do GIFE).

Agendas estratégicas:
As agendas estratégicas envolvem temáticas cujo aprofundamento tem grande potencial de fortalecer e legitimar o investimento social privado como setor e ator de grande relevância e impacto no uso de recursos privados para a produção do bem público. Elas foram definidas por meio de diálogos constantes com associados, parceiros e atores da sociedade civil a partir da identificação de tendências do investimento social privado no Brasil.

Das oito agendas estratégicas prioritárias para o período 2015-2020, cinco envolvem temáticas importantes para o investimento social por significarem alternativas promotoras de uma visão sistêmica e integrada para a atuação de nossos associados. São elas: (i) alinhamento do investimento social às políticas públicas; (ii) fortalecimento das organizações da sociedade civil; (iii) fomento à cultura de doação; (iv) negócios de impacto social e (v) alinhamento entre investimento social e o negócio. Três delas são consideradas estruturantes por oferecerem bases sólidas para o desenvolvimento do investimento social como um todo: (vi) governança e transparência, (vii) avaliação e (viii) comunicação.

Redes temáticas:
As redes temáticas são ambientes de diálogo propostos e coordenados pelos associados GIFE, que sugerem o aprofundamento de temáticas específicas do investimento social, a partir de sua atuação. Por meio das redes temáticas os associados podem envolver outras organizações, criando oportunidades para a geração e circulação de informações e conhecimento, proposição e execução de agendas comuns, compartilhamento de práticas, produção de documentos conjuntos, conectando e fortalecendo as temáticas propostas.

As redes temáticas do Investimento Social de 2015 são (i) rede temática em desenvolvimento local; (ii) rede temática em investimento social familiar; (iii) rede temática em gênero; (iv) rede temática – juntos pelo eca; (v) rede temática em leitura; (vi) rede temática em políticas públicas; (vii) rede temática em saúde.

Espaços de diálogo e debate:
O GIFE propõe e apoia encontros, reuniões, diálogos a partir de temas, iniciativas que os associados gostariam de abordar com outros associados e parceiros, com o objetivo de compartilhar e fortalecer suas próprias iniciativas ou intercâmbio de experiências. Trata-se de dinâmicas leves, com abertura para inovação, parceria em ações de outras organizações, propiciando a interação para associados e parceiros. Tais encontros privilegiam a diversidade de atuação da rede.

Comunicação
O GIFE tem mudado sua forma de se comunicar, buscando criar diferentes estratégias para seus temas. Elas envolvem uma maior presença digital da organização, com ações no Twitter, Facebook, Youtube , além dos novos infográficos no Issu.

Para 2015, o GIFE lançará uma campanha de 20 anos, além de um novo site. Acompanhe nossas redes e fique por dentro! Confira as fotos do evento: Picasa

 

Associados