GIFE conta com cinco novos associados
Por: GIFE| Notícias Institucionais| 29/10/2007O Conselho de Governança do GIFE acaba de aprovar o ingresso de cinco novas organizações na Rede GIFE de Investimento Social Privado: Braskem, Serasa, Lojas Renner e os institutos Eurofarma e Robert Bosch são aprovados.
Serasa – É uma das maiores empresas do mundo em análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios, e atua com cobertura nacional e internacional, por meio de acordos com as principais empresas de informações de todos os continentes.Presente em todas as capitais e principais cidades do país, totalizando 140 pontos estratégicos, a Serasa conta com mais de 2.000 profissionais e um amplo centro de telemática.
Como maior banco de dados da América Latina sobre consumidores, empresas e grupos econômicos, a Serasa participa da maioria das decisões de crédito e de negócios tomadas no Brasil, respondendo on-line/real-time, a 3,5 milhões de consultas por dia, demandadas por mais de 300 mil clientes diretos e indiretos.
Recentemente foi comprada pela Experian, empresa do mesmo ramo de origem Irlandesa.
Desde a fundação da empresa em 1968, a Serasa desempenha ações sociais, como o Serviço Gratuito de Orientação ao Cidadão. No entanto, foi ao longo de toda a década de 90, que a face cidadã da Serasa se revelou mais fortemente. O Processo Serasa Social (nome formal) surgiu em 1999 após mapeamento das atividades sociais já existentes na Serasa. O Ser Serasa (nome dado aos colabores), é voltado a realizar trabalhos voluntários, em geral focados em atividades de gestão de ONGs parceiras.
Lojas Renner – O grupo A. J. Renner iniciou suas atividades em 1912, com uma indústria fabril familiar instalada no bairro Navegantes, em Porto Alegre (RS). Já ao final de 1991, a Renner passa por uma completa reestruturação, em que o modelo de loja de departamentos “”full line”” foi substituído pelo conceito de loja de departamentos com especialização em moda.
Em 1994, inicia-se o plano de expansão. Hoje a empresa tem lojas espalhadas por todo Brasil.Em 1998, o controle acionário da Companhia foi transferido para J. C. Penney Brazil, Inc., através de sua subsidiária J.C. Penney Brasil Investimentos Ltda.
A Renner mantém e financia projetos exclusivamente em locais onde possui sede ou filiais. A empresa sempre fez ações de investimento social como doações, trabalho voluntário e parceria com instituições (Projeto Pescar, por exemplo, que é também associado ao GIFE), mas não muito estruturado.
Instituto Eurofarma – Braço social da empresa familiar Eurofarma Laboratórios, tem como missão promover a inclusão sócio-econômica por meio da educação transformadora. Para efetivar sua missão, o instituto desenvolve, coordena e apóia projetos nas seguintes áreas programáticas: ensino profissionalizante, educação complementar e formação de pessoas com deficiência.
Atualmente, identificaram a necessidade de uma reorientação na atuação do IE e refizeram o planejamento estratégico, mantendo o foco das ações educativas, mas acrescentando um foco geográfico, que é o município de Itapevi, localizado na Grande São Paulo, onde a empresa está construindo seu complexo fabril.
Instituto Robert Bosch – Braço social do Grupo Bosch, o Instituto é responsável pela gestão das políticas, diretrizes e recursos dos projetos sociais, culturais, ambientais, educativos, de preservação e formação do patrimônio histórico-cultural, e médico-hospitalares. Os projetos são realizados por iniciativa própria ou em parceria com instituições externas.
Os investimentos sociais do Instituto estão centrados principalmente em projetos comunitários desenvolvidos próximos às unidades fabris da Bosch, onde reside a maioria de seus colaboradores. Além disso, apóia vários outros projetos desenvolvidos por diversas entidades do terceiro setor.
A educação é o objetivo principal desses investimentos, que possuem três focos de atuação: profissionalização de adolescentes, conscientização em meio ambiente/saúde ligada à qualidade de vida e incentivo à cultura.
Anualmente, são investidos pelo Instituto mais de R$ 2 milhões em projetos de responsabilidade social e cultural, com foco na sustentabilidade das comunidades e entidades assistidas no Brasil, sendo que, em conjunto com a empresa Bosch, o investimento ultrapassa R$ 4 milhões.
Em todo o país, mais de 32 mil pessoas são beneficiadas direta e indiretamente nas comunidades onde o Instituto atua. Um exemplo da participação do Instituto no contexto cultural foi a implantação do Centro de Memória Bosch, em 2003, com o objetivo de resgatar, preservar e disponibilizar informações que expressam a evolução da história da empresa, de suas marcas e dos setores em que atua, no contexto da industrialização brasileira.