GIFE convida associados para construção coletiva de seu novo portal

Por: GIFE| Notícias| 15/09/2014

Profissionais do GIFE e associados da rede estiveram reunidos no último dia 9 para discutir demandas, oportunidades, ferramentas e estratégias para o novo portal do GIFE que será lançado em comemoração aos 20 anos da organização, em 2015. O encontro faz parte de uma programação que envolve diversos associados, que participam de forma voluntária, de uma construção coletiva da nova plataforma virtual.

O trabalho com os associados teve como ponto de partida um encontro realizado na própria sede do GIFE em 14 de agosto. Em clima informal, os participantes discutiram expectativas e desafios para as áreas de comunicação em empresas, institutos e fundações. Participaram do evento cerca de 15 pessoas, representando 10 organizações.

O resultado do primeiro encontro foi tão produtivo, que o GIFE programou outro evento para setembro. Entre as duas datas, realizou uma pesquisa com a rede para avaliar a qualidade da plataforma atual e sondar expectativas para um novo portal. Os insumos coletados foram formatados como pilares para o processo de mudança na comunicação digital do GIFE.

Entre as diversas questões abordadas – tanto no primeiro evento, quanto na pesquisa -, os associados puderam refletir sobre que elementos não podem faltar em um portal, que espaços os associados podem ocupar no site e que estratégias são importantes para fidelizar a audiência.

Mariana Moraes, coordenadora de comunicação do GIFE, explica que todo o processo de troca de experiências entre os participantes dos encontros e da pesquisa foi muito rico. “Quando começamos a acionar a rede, percebemos que existe um movimento no setor que está olhando para a comunicação. As organizações estão inquietas, buscando caminhos para tornar suas práticas de comunicação mais estratégicas.”

A leitura vai de encontro à análise do jornalista e consultor Judi Cavalcante, em entrevista ao Portal GIFE. “As maiores dificuldades enfrentadas pelas organizações do terceiro setor no que diz respeito à comunicação e ao marketing derivam do baixo entendimento do papel estratégico dessas áreas para o cumprimento da missão e alcance dos objetivos das organizações. Apesar dos avanços observados na última década, os gestores ainda têm uma percepção muito operacional e tática da comunicação.”

Segundo Judi, para ser eficaz e eficiente, a comunicação organizacional deve ser integrada. Ações isoladas e pontuais de comunicação e marketing dificilmente apresentam resultados consistentes. É nesse sentido que o GIFE busca atuar e o novo portal já nascerá em linha com seus objetivos e princípios de atuação.

Construção coletiva

Realizado na sede do Instituto Alana – que gentilmente cedeu o espaço para o evento -, o último encontro contou com mais de 35 associados e começou com uma rodada de apresentação. Cada um destacou seus desafios e conquistas na operação da comunicação em suas respectivas organizações.

Os participantes dividiram com o grupo as dificuldades que enfrentam para mostrar o valor da área de comunicação, além dos conflitos cotidianos para encontrar um tom para o discurso da organização e estabelecer estratégias de diálogo com os diferentes públicos com os quais se comunicam.

Além do desafio da linguagem, outro tema que ganhou destaque foi o papel estratégico da comunicação dentro do investimento social privado. Os associados comentaram o quanto é desafiador usar a comunicação como mecanismo de fortalecimento da operação das áreas responsáveis pela gestão de programas e projetos.

Na segunda etapa do evento, os participantes foram divididos em dois grupos e participaram de um exercício prático. O objetivo era levantar que ferramentas e serviços um portal dessa natureza pode oferecer.

O resultado foi animador: os associados destacaram a importância do diálogo em portais de associações como o GIFE. Ficou clara a vontade de todos em trocar experiências e conhecer, a partir desse canal, boas práticas de outros investidores sociais.

Todo o debate e o exercício foi conduzido por uma agência especializada em mobilização e engajamento, a Together, e pela equipe de comunicação do próprio GIFE. Os resultados estão sendo sistematizados e comparados com discussões internas na organização, além de fornecedores especializados no tema.

“Avaliando o trabalho até aqui, percebemos o quanto é importante esse diálogo. Sentimos que a rede tem muito a contribuir e que os desafios podem ser compartilhados entre todos. Ficamos com a sensação de que, guardadas as devidas peculiaridades, todos estamos tateando as mesmas questões. Essa troca está sendo muito rica”, explica Mariana Moraes.

Engajamento e conhecimento

A experiência tem sido tão positiva que o GIFE pretende continuar com o processo de construção coletiva do portal. Para tal, está convidando os associados que ainda não participaram dos encontros para marcar presença em próximas oportunidades – os convites serão comunicados à rede em breve.

Interessados também podem acompanhar o GIFE em suas diferentes plataformas de comunicação digital e contribuir com esse processo. O objetivo é, além de chegar a um novo portal que reflita as demandas da rede, dar a oportunidade para profissionais de comunicação trocarem experiências sobre a área e agregarem valor ao seu trabalho, no dia a dia em suas organizações.

Siga o GIFE

Site do GIFE, Notícias do setor, Facebook e Twitter

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional