GIFE cria delegações brasileiras para eventos internacionais
Por: GIFE| Notícias| 21/03/2011Promover oportunidades e espaços de troca de experiência e conhecimento e projetar as práticas brasileiras de investimento social privado internacionalmente. Essas são as razões para o GIFE criar duas delegações nacionais para participar dos maiores eventos sobre a filantropia global: as conferências anuais do Council on Foundation, nos dias 09 a 12 de abril, na Filadélfia (EUA), e do European Foundation Center, nos dias 26 a 28 de maio em Cascais, Portugal.
Mais do que recomendar as conferências, o GIFE busca formar uma comitiva com associados que trabalhem com uma visão mais global e que tenham interesse em ampliar seu conhecimento sobre o universo da filantropia e seus desafios mundo a fora. A ideia é facilitar a aproximação dos representantes brasileiros com organizações afins, buscando propostas que favoreçam parcerias transnacionais no campo do investimento social privado.
Em entrevista ao redeGIFE, a gerente de Relacionamento do GIFE, Ana Carolina Velasco, fala um pouco mais sobre os objetivos das delegações, o perfil dos participantes e como será dado continuidade ao trabalho depois dos eventos.
redeGIFE – Qual é o objetivo das delegações brasileiras promovidas pelo GIFE?
Ana Carolina Velasco – Nosso objetivo com as delegações é, além de promover oportunidades e espaços de troca de experiência e conhecimento entre os investidores sociais privados brasileiros e estrangeiros, projetar as práticas brasileiras internacionalmente. O Brasil está em um momento privilegiado, em que é reconhecido como referência tanto economicamente, quanto em suas experiências socioambientais no campo corporativo e fundacional.
É importante ressaltar que o investimento social brasileiro já é bastante sofisticado e esses encontros reforçam a qualidade do que é feito aqui.
redeGIFE – Por que é importante para uma fundação ou instituto participar dessa delegação? E para uma empresa, os interesses são distintos?
ACV – Em primeiro lugar, é importante a inserção nesses espaços para que os participantes se atualizem e vejam o que está ocorrendo lá fora. Trata-se, por isso, de uma oportunidade para discutir com seus pares de outros países e culturas os desafios inerentes aos seus trabalhos. Por isso selecionamos esses dois eventos, considerados os maiores espaços de debate sobre Investimento Social no mundo.
O segundo ponto se refere exatamente à base da discussão; os interesses não são distintos quando o foco é o investimento social privado. Não há diferenças quando o objetivo é o trabalho pelo bem comum. O que difere, nesse sentido, é o fato de que empresas nacionais começam a conquistar mercados em outros países e se questionam como levar suas práticas de responsabilidade e investimento para esses lugares. Esses eventos contemplam isso.
redeGIFE – Qual o perfil dos integrantes das delegações?
ACV – O interessante no perfil dos participantes das delegações é, justamente, a sua pluralidade. Fazem parte da lista desde líderes de fundações, empresas e institutos, a gestores de área e de projetos.
redeGIFE – De que forma esses integrantes terão voz nesses eventos internacionais?
ACV – Como se trata da primeira vez que o GIFE organiza de forma institucional uma delegação brasileira para estes eventos, o principal ponto da iniciativa é conquistar espaço, mostrar que estamos presentes e analisar as oportunidades de inserção do investimento social privado brasileiro nos principais espaços de discussão da filantropia global.
redeGIFE – Como será dada continuidade aos possíveis processos iniciados nessas viagens? O GIFE irá liderar ou cada organização toma à frente?
ACV – Como se trata de um primeiro passo, as impressões e diagnósticos feitos pelas delegações serão revistos e analisados por uma comissão internacional a ser organizada pelo GIFE, que pensará de forma estratégica as ações para inserção brasileira institucionalizada como player da filantropia global. É bom lembrar que não se trata de uma iniciativa pontual, mas a etapa inicial de uma ação estruturada com objetivos de longo prazo. Percebemos que este é o momento.
Conheça mais sobre os eventos:
COF 2011 Annual Conference – Windows
22nd EFC Annual Conference – Resources and Sustainability – The Oceans
Caso desejem falar com a área de relacionamento do GIFE sobre as conferências, enviem um e-mail para [email protected]