GIFE disponibiliza publicação que narra experiência do Instituto ibi

Por: GIFE| Notícias| 22/02/2010

A partir deste mês, o GIFE disponibilizará a publicação “”Instituto ibi – Práticas e Experiências na Formação e Inserção de Jovens””, contendo o percurso dos seis anos de existência da organização, que teve suas atividades encerradas após a venda do Banco ibi.

O objetivo da publicação é compartilhar a experiência e a atuação do Instituto ibi na causa juventude e trabalho e servir como fonte para aqueles que atuam ou decidam atuar nesse campo.
A trajetória
Associado com atuação destacada na rede GIFE, especialmente no Grupo de Afinidade em Juventude, o Instituto ibi iniciou sua trajetória em 2003, quando a preparação de jovens para o ingresso no mundo do trabalho ainda era pouco discutida no cenário brasileiro.
O primeiro Censo GIFE, editado em 2001, que apontava que poucos investidores sociais privados destinavam recursos para a juventude e um número menor ainda tinha foco na formação profissional de jovens, foi um dos pontos de partida para definição da causa de atuação do Instituto ibi – a formação e a inserção de jovens no mundo do trabalho.
Desde o seu início e ao longo dos seis anos de existência, a organização adotou como estratégia o direcionamento de recursos humanos, técnicos e financeiros a projetos e programas desenvolvidos por organizações da sociedade civil sem fins lucrativos que atuavam com o tema. Foram mais de R$ 23 milhões investidos e oito mil jovens capacitados.
O Instituto ibi também desenvolveu o programa de voluntariado do Banco, no qual atuou com mais de dois mil voluntários e envolveu 53 organizações parceiros no programa Caminhos & Trilhas – que se tornou um importante canal de compartilhamento de idéias, experiências e informações sobre Juventude e Trabalho. As organizações integrantes do Programa continuarão a ter acesso ao site www.caminhosetrilhas.ning.com
“O compartilhamento com as organizações parceiras e com outros investidores sociais privados, especialmente nos encontros com aqueles da Rede GIFE, foi um dos traços marcantes na trajetória e para o aprimoramento da atuação do Instituto ibi. Por isso agradecemos a todos aqueles, profissionais e organizações, que contribuíram para a trajetória da organização”, destaca Alice Damasceno.
Os interessados em receber a publicação pelo Correio devem encaminhar solicitação ao GIFE pelo email [email protected] informando nome completo e endereço (com CEP).
O número de exemplares é limitado. A íntegra da publicação também está disponível, em PDF, para download, na área de publicações do portal GIFE no link http://site.gife.org.br/publicacao-a-mesa-posta-formacao-e-empregabilidade-para-jovens-em-gastronomia-d23540a904f46f81.asp

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional