GIFE divulga lista com destaques entre os eventos internacionais de 2015

Por: GIFE| Notícias| 19/01/2015

Um dos compromissos do GIFE é apoiar a troca de conhecimento entre diversos atores do campo social. Nesse sentido, busca conexões com diversas outras redes globais ligadas à filantropia e ao investimento social privado. Monitorando e participando de eventos internacionais, o GIFE ajuda a construir pontes entre o que está sendo desenvolvido no Brasil e as experiências de outras regiões do mundo.

Além da cobertura dos principais eventos que acontecem no exterior, o GIFE atua articulando delegações entre sua rede para o acompanhamento in loco e, eventualmente, exposição das experiências brasileiras e do conhecimento aqui desenvolvido.

Ana Carolina Velasco, gerente de relacionamento do GIFE, comenta que as delegações são uma oportunidade única para troca de conhecimento – entre pares do Brasil e demais atores do campo social – e imersão em temas de interesse. “Promovemos as delegações para eventos internacionais desde 2011 e essas experiências sempre foram muito proveitosas. Seguramente teremos ótimas experiências também neste ano. Cada vez mais nossa rede de associados vê valor nesse tipo de iniciativa. São momentos muito especiais para compartilhar ideias, conhecer outras organizações e se aproximar de pessoas que atuam em áreas de interesse comum.””

Confira os principais eventos internacionais de 2015:

Skoll World Forum on Social Entrepreneurship

15 a 17 de abril
Oxford, Reino Unido

O Fórum é um dos mais importantes encontros no mundo dedicado a discutir abordagens empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas mais urgentes dos dias atuais.

Em 2015, o Skoll World Forum vai explorar o conceito da “crença”. Mais especificamente como podemos e devemos acreditar que é possível fazer do mundo um lugar melhor para viver. Nessa edição, o evento contará com importantes líderes culturais, como o arcebispo emérito da Igreja Anglicana e Nobel da Paz pela luta contra o apartheid Desmond Tutu.

Ao longo dos últimos 11 anos, a Skoll Foundation e seus parceiros promovem esse evento que reúne convidados – entre estudiosos e profissionais dos setores sociais, acadêmicos, financeiro, empresarial e político – de mais de 65 países em uma imersão de três dias de muita troca de experiências e aprendizagem.

Entre participantes ilustres, o evento já contou com a presença da Kofi Annan, ex-secretário-geral das Nações Unidas, do ex-presidente americano Jimmy Carter, ex-vice-presidente americano Al Gore e de Malala Yousafzai, a jovem ativista paquistanesa que venceu o prêmio Nobel da Paz em 2014.

Boa parte do evento é transmitida online pelo site skollworldforum.org, mas nada substitui a experiência de vivenciar o evento presencialmente. Confira as palestras das edições anteriores também no site.

Global Philanthropy Forum

22 a 24 de abril
Washington, Estados Unidos

O fórum reúne uma comunidade de doadores e investidores sociais comprometidos com causas internacionais, e procura capacitar e reforçar o caráter estratégico da filantropia. Em 2015 a proposta é discutir os papeis do setor privado, do poder público e das organizações sociais na prática da filantropia, mapeando conexões e possibilidades de sinergias.

De acordo com o tema deste ano, só encontraremos soluções para os problemas dos dias de hoje – como mudanças climáticas, miséria ou questões de saúde pública – se promovermos cruzamentos profícuos entre o trabalho do setor público, do privado e do social. Mais uma vez, a palavra de ordem proposta pelo evento é construção coletiva.

Na edição de 2014, o GIFE , em parceria com o IDIS, liderou uma delegação de investidores sociais brasileiros que tiveram a oportunidade de debater o tema “Global Goals, Citizen Solutions” (Metas globais, soluções de cidadãos).
Este ano, GIFE e IDIS repetirão a parceria, promovendo também visitas a organizações e fundações em Washington. No ano passado, o grupo teve a experiência de conhecer a Google Foundation em San Francisco.

Confira a programação e o registro de outras edições em philanthropyforum.org

Council on Foundations Annual Meeting

24 a 28 de abril
São Francisco, Estados Unidos

Considerado um principais encontros da comunidade filantrópica, o evento reúne líderes globais para discutir ideias e estratégias para enfrentar os desafios do mundo moderno. Em destaque, as principais tendências no setor, experiências inovadores no campo da filantropia.

A iniciativa reúne cerca de mil participantes anualmente nos Estados Unidos, propondo uma ampla reflexão sobre as práticas da filantropia – seja ela independente, corporativa ou individual. Em 2015, o encontro estará dividido em três áreas temáticas: Economia e Finanças, Sociedade Civil, Recursos Naturais e Energia.

No site é possível programar sua participação durante o evento e conhecer outros temas já debatidos.

European Foundation Centre (EFC) Annual General Assembly and Conference

20 a 22 de maio
Milão, Itália

O evento reúne cerca de 500 organizações para discutir como a renovação econômica e social, as reconciliações, a saúde, as questões de gênero, o meio ambiente, a educação para a paz e as artes e a mídia podem contribuir para a construção de sociedades unificadas, estáveis e pacíficas.

Esse encontro tem caráter único por representar o olhar europeu para a filantropia e para o investimento social privado. Sua estrutura é organizada em três eixos temáticos: solidariedade, reconciliação e resolução de conflitos e sociedade civil e governança.

Participantes podem se inscrever para apresentar suas experiências no evento.

National Forum on Family Philantropy

14, 15 e 16 de outubro
Seattle, Estados Unidos

De acordo com os idealizadores dessa iniciativa, três palavras orientam o trabalho: inspiração, revelação e transformação. A ideia é reunir investidores sociais familiares para trocar experiências, formar redes e aprender juntos.

Em outras edições, o evento explorou uma ampla gama de questões críticas enfrentadas famílias doadoras e contou com apresentações e debates com mais de 75 líderes globais ligados à filantropia.

Annual Conference of the American Evaluation Association

9 a 14 de novembro
Chicago, Estados Unidos

A conferência tem como proposta discutir como a avaliação pode contribuir para vencer desafios que surgem em um mundo tão diverso e interligado. A programação apresenta debates sobre como a avaliação atua na construção de um futuro sustentável, equitativo. A ideia é abordar estratégias e ferramentas que podem impactar o mundo de maneira positiva.

O evento é considerado uma dos mais importantes sobre o tema e costuma debater temas de vanguarda ligados à avaliação de organizações, programas e projetos. Para saber mais, acesse o site.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional