GIFE e FGV promovem seminário sobre aporte e captação de recursos para o terceiro setor

Por: GIFE| Notícias| 17/10/2005

MÔNICA HERCULANO
Repórter do redeGIFE

Como parte das comemorações de seu aniversário de 10 anos, o GIFE realiza, em parceria com o Centro de Estudos do Terceiro Setor da Fundação Getulio Vargas (CETS/FGV), a partir de novembro, o Seminário Financiamento do Terceiro Setor. O objetivo é promover uma reflexão estruturada em torno da questão, a partir da análise dos modelos vigentes, contemplando as necessidades específicas de cada setor envolvido e buscando apresentar caminhos que viabilizem a otimização da captação e do aporte de recursos.

A iniciativa engloba uma série de seis eventos, realizados em três etapas: um inaugural, aberto ao público, quando será apresentado um panorama da questão; quatro intermediários, nos quais serão fomentadas discussões, entre grupos fechados, focadas em setores específicos; e um evento final, também aberto ao público, com conteúdo conclusivo e propositivo.

A idéia surgiu a partir da percepção da necessidade de traçar um panorama sobre quais são as principais fontes de financiamento na área social, como se dá o fluxo dos recursos e como otimizá-lo, identificar desafios e oportunidades de captação e financiamento e apontar caminhos para o amadurecimento da relação entre financiados e financiadores.

O secretário geral do GIFE, Fernando Rossetti, lembra que o terceiro setor está em grande expansão desde a década de 90, porém, a falta de uma visão mais sistêmica sobre ele muitas vezes provoca concentração de investimentos em determinadas áreas ou organizações e falta de recursos em outras. “”Um seminário sobre o financiamento do terceiro setor é hoje crucial para que comecemos a construir, na sociedade civil organizada em geral e no setor de investimento social privado em particular, essa visão sistêmica, de maneira a dar mais qualidade e sustentabilidade às ações que estão sendo desenvolvidas – seja as de grande porte, seja as capilares.””

O primeiro encontro, intitulado Financiamento do Terceiro Setor – Um panorama sobre o fluxo de recursos para as organizações da sociedade civil, acontece no próximo dia 22 de novembro, em São Paulo (SP). Seis especialistas, representando diferentes áreas – pesquisa, universidade, governo, investidor social privado, ONGs e organismos internacionais -, estarão reunidos para apresentar sua visão sobre os fluxos de recursos e os desafios de cada um na obtenção e no seu aporte.

A diretora de estudos sociais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Anna Maria Peliano, apresentará um panorama sobre o financiamento do terceiro setor, baseado em dados de pesquisas recentes; o representante da Fundação Avina para a região Sudeste e Distrito Federal, Francisco Azevedo, falará sobre a visão das organizações que realizam investimento social privado; e o coordenador do CETS/FGV, Luis Carlos Merege, abordará como as ONGs se sustentam no Brasil, com apresentação dos resultados do primeiro censo realizado no país.

Na seqüência, a diretora técnica da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, tratará do papel das agências internacionais no financiamento do terceiro setor; a secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Maria Helena Guimarães Castro, falará sobre a relação entre o poder público e o terceiro setor em termos de financiamentos de iniciativas da sociedade civil; e o diretor de relações internacionais da Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong), Sérgio Haddad, abordará a perspectiva das ONGs sobre a situação atual do fluxo de recursos para o terceiro setor.

O evento é voltado a pesquisadores, estudantes, membros do governo, agências internacionais, ONGs, empresas que investem ou pretendem investir na área social, dirigentes de organizações que praticam investimento social privado e profissionais do terceiro setor. Associados GIFE têm direito a uma inscrição gratuita e devem entrar em contato pelo e-mail [email protected] para saber como fazê-la.

Sistematização – A segunda etapa do seminário acontecerá nos meses de março, abril, maio e junho de 2006. Os eventos serão restritos a especialistas de cada setor convidados pelos organizadores, com o objetivo de produzir conhecimento sistematizado sobre o financiamento do terceiro setor, seus desafios e oportunidades, contemplando as demandas e necessidades atuais.

Na última etapa, em agosto de 2006, um evento mostrará os principais desafios e oportunidades identificados para cada um dos atores envolvidos. O objetivo é que as discussões gerem uma publicação que apresente uma visão crítica sobre a questão do financiamento do terceiro setor no Brasil atualmente, apontando alternativas para o modelo vigente.

Outras informações no site www.mapa.org.br/financiamento3setor, pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 3281-7892.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional