GIFE elege novo Conselho e renova Estatuto Social

Por: GIFE| Notícias Institucionais| 09/01/2006

Os principais momentos da Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária do GIFE em 2005 foram a eleição de seu novo Conselho e a redefinição do Estatuto Social da organização. Pelo documento, o Conselho Diretor passou a se chamar Conselho de Governança.

Para formar a chapa – construída por consenso pelo Conselho eleito em 2002 e presidida por Hugo Barreto, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho -, foram estabelecidos alguns princípios que buscassem garantir a capacidade de atingir as metas definidas para os próximos dois anos (período de mandato do Conselho). A inovação mais significativa é a inclusão de empresários-mantenedores das organizações associadas entre os membros do conselho.

Os outros critérios foram: efetiva representatividade da rede de associados, considerando-se tempo de associação, região de localização do associado, área temática de atuação e porte do investimento social privado; equilíbrio entre renovação dos membros do Conselho e permanência de parte destes, para resguardar a continuidade de processos e garantir novos rumos e visões; equilíbrio de gênero; e inclusão de participantes históricos do processo de construção do GIFE.

Os membros do Conselho de Governança do GIFE, gestão 2005-2007, são: Hugo Barreto (presidente – Fundação Roberto Marinho), Albanisa Pontes (Fundação Demócrito Rocha), Álvaro Saldanha Machado (Fundação Belgo-Mineira), Denise Aguiar (Fundação Bradesco), Evelyn Ioschpe (Fundação Iochpe e Instituto Arte na Escola), Francisco Azevedo (Fundação Avina), Ilona Becskeházy (Instituto Social Maria Telles e Fundação Lemann), Miguel Krigsner (O Boticário), Olinta Cardoso (Fundação Vale do Rio Doce) e Sérgio Mindlin (Fundação Telefônica).

Durante sua Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária, o GIFE também elegeu seu novo Conselho Fiscal: Joel Stuque (Instituto Criança Cidadã), Laura Oltramare (Banco ABN Amro Real), Liu Fat Kam (Fundação Romi), Reginaldo José Camilo (Fundação Itaú Social), Rodrigo Aranha (Banco JPMorgan) e Sílvia Antonia de Morais (Instituto Hedging-Griffo).

Novas regras – Com o novo Estatuto Social, o Conselho Fiscal do GIFE sofreu uma alteração importante: deixou de ser restrito às análises contábeis e administração das demonstrações no final do ano e passou a ser como uma área de controladoria. Já com relação ao Conselho de Governança, dois pontos considerados chave do documento foram a distinção entre governança e administração e a abertura do Conselho para representantes da sociedade civil organizada, não membros da rede, capazes de somar conhecimento aos dos associados.

Seguindo a mesma linha e para permitir maior rotatividade, o mandato dos conselheiros foi reduzido de três para dois anos. O novo Estatuto incentiva a criação de comissões de assessoramento temático, a serem compostas por pessoas com expertise e atribuições definidas em reunião do Conselho. Com isso, o antigo Conselho Político-Estratégico deixou de existir formalmente e se fundiu com o Conselho de Governança.

Outro aspecto de destaque no documento foi a eliminação das barreiras estatuárias para que o GIFE atue fora do Brasil. Isso quer dizer que o Conselho de Governança poderá aprovar a filiação de organizações com sede em outros países e a participação do GIFE em articulações de caráter intercontinental.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional