GIFE ensina gestão administrativa e financeira para organizações sociais

Por: GIFE| Notícias| 04/11/2010

Abordar as características, os desafios, os riscos e as boas práticas da administração de organizações sem fins lucrativos. Esta é a principal proposta do sétimo, e último, módulo do curso instrumental Ferramentas de Gestão, em São Paulo, promovido pelo GIFE nos dias 26 e 27 de novembro (sexta, das 9h às 18, e sábado, das 9h às 16h) .

Realizado com o apoio do Instituto Itaú Cultural, este módulo se propõe a apresentar e analisar ferramentas práticas, com abrangência aos seguintes temas: Finanças, Prestação de Contas, Operações, Governança, Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas.
“”A proposta do curso é atender à crescente demanda por conhecimento e profissionalização das ações sociais desenvolvidas pelas organizações do terceiro setor e pela iniciativa privada”, explica o gerente da área de Conhecimento do GIFE, André Degenszajn.
Para ministrar a aula, o GIFE convidou o consultor Eleno Gonçalves Jr., administrador de empresas formado pela EAESP/FGV (1999), com especialização Gestão de Iniciativas Sociais pela UFRJ (2002). Possui dez anos de atuação como administrador, em organizações de diferentes perfis, como o Grupo Pão de Açúcar, o Museu de Arte Moderna de São Paulo, a Cidade Escola Aprendiz (COMGÁS) e outras, atuando tanto em áreas administrativas e financeiras quanto nas áreas de gestão de pessoas, planejamento e da qualidade.
Há três anos é gerente institucional do GIFE – organização da sociedade civil de interesse público que reúne investidores sociais privados do Brasil. Coordenou a 1ª edição do Guia das Melhores Práticas de Governança para Fundações e Institutos Empresariais (IBGC e GIFE, 2009).
Conteúdo programático:
– Características, desafios e riscos das organizações sem fins lucrativos.
– O papel do gestor administrativo e das áreas de suporte ou áreas meio.
– Gestão financeira: Plano de Contas e Centros de Custo, Premissas Orçamentárias, Orçamentos Plurianuais, Orçamento Operacional, de Iniciativas/Programas e de Projetos, Sistemas, Revisão Orçamentária e Relatórios trimestrais, Conciliação Contábil.
– Gestão administrativa de projetos: precificação, orçamentos e propostas, consistência, transparência e prestação de contas.
– Governança: princípios, políticas, conflito de interesses, prestação de contas institucional.
– Gestão de operações: planejamento participativo (estratégico-operacional), responsabilidades, ações e atividades, gestão de agenda, monitoramento operacional e relatório de atividades.
– Gestão de pessoas: Ciclo completo da gestão de pessoal, política de gestão de pessoas, remuneração variável, treinamento, avaliação de desempenho, clima interno e satisfação, recrutamento e seleção, orçamento de pessoal e precificação, timesheet futuro.
– Gestão da Qualidade: princípios, política da qualidade, manual da qualidade, documentos, procedimentos, formulários e registros.
O curso ocorre na sede do Instituto Itaú Cultural, na Av. Paulista 149, em São Paulo – SP (em frente à estação Brigadeiro do Metrô).
As inscrições devem ser feitas exclusivamente na seção Cursos GIFE, deste site, onde estão disponibilizadas as informações completas sobre conteúdo, consultores e valores. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo tel. (11) 3816 1209, ramal 56, ou pelo e-mail: [email protected].
Faça também na sua organização
Organizações que estiverem interessadas em promover uma edição do Curso Ferramentas de Gestão customizada, podem contratar o formato IN COMPANY, conheça o trabalho!

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional