GIFE entrevistou Vitor Seravalli , que ministrará curso sobre ISP e Responsabilidade Social Empresarial no Brasil

Por: GIFE| Notícias| 05/05/2014

Nos dias 20 e 21 de maio, o GIFE promove mais um curso do programa Ferramentas de Gestão, voltado para profissionais do terceiro setor e interessados no universo do investimento social. Nesse módulo, o tema é “Investimento Social e Responsabilidade Social Empresarial no Brasil”. Os trabalhos estarão a cargo da gerente de relacionamento institucional do GIFE, Ana Carolina Velasco, e do consultor e sócio-diretor da Seravalli Consulting, Vitor Seravalli.

Para introduzir um pouco do que será discutido no curso, conversamos com um dos consultores responsáveis pela mediação, Vitor Seravalli, sobre o conteúdo das aulas e os temas que poderão aparecer nos debates.

redeGIFEO último Congresso GIFE discutiu o papel transformador do investimento social privado. Que transformações são essas? O que se espera das empresas que atuam na vanguarda da ação social?

Vitor Seravalli – Entendo que há uma ampliação do entendimento da dimensão dos investimentos sociais privados. Ao mesmo tempo em que as empresas valorizam o ato de escutar mais sobre as necessidades e interesses de seus stakeholders, o que corrobora com o aumento de sua efetividade e seus impactos, a disponibilização de tecnologias de informação aceleram a necessidade de uma melhor capacidade de planejamento e implementação dos mesmos.

redeGIFE – Muitas empresas ainda vivem o desafio do alinhamento de estratégias do negócio com seu investimento social. Como vencer esse obstáculo? O que as empresas consideradas benchmarking no setor têm feito?

Vitor Seravalli – Acredito que dois aspectos são fundamentais: inicialmente, as empresas que são referência identificam bem quais são suas próprias vocações e seus potenciais; e as alinham com os resultados de um bom mapeamento de seus stakeholders e um consequente levantamento de suas necessidades. O restante é coberto com um bom planejamento e com um monitoramento de indicadores, os quais medem impactos tanto no público alvo, quanto nos aspectos do negócio com os quais esses investimentos se relacionam.

redeGIFE – Poderia adiantar algumas tendências para o Investimento Social Privado para os próximos anos?

VS – O trabalho em rede, a digitalização acelerando o processo de comunicação entre as empresas e seus stakeholders, e inovadoras modalidades de voluntariado, entre outras.

redeGIFE – Uma crítica recorrente aponta para uma falta de alinhamento do investimento social das empresas com desafios da agenda pública nacional e local. Por que é importante olhar para as políticas públicas antes de definir diretrizes de intervenção social?

VS – Creio que a falta de sintonia e alinhamento entre o investimento social privado e os desafios das agendas públicas é, no mínimo, um grande desperdício do potencial de sinergia entre ambos os setores da sociedade, o público e o privado.

redeGIFE – Muito se falou durante o Congresso GIFE que o terceiro setor está em transformação. Que mudanças você tem observado no universo de organizações sociais?

VS – Embora ainda exista grande espaço para evolução, e as mudanças não ocorram de modo uniforme, observo um aumento na capacidade de gestão das organizações sociais. Ao mesmo tempo, há um processo de diversificação nos modelos de financiamento de seus projetos.

redeGIFE – O que os participantes do curso “”Investimento Social e Responsabilidade Social Empresarial no Brasil”” podem esperar do encontro?

VS – Inicialmente, o curso será uma valiosa oportunidade para homogeneização de conhecimentos, não somente sobre os fundamentos e conceitos relacionados ao tema, mas também sobre as estratégias que podem viabilizá-los e ampliar sua efetividade e sua eficácia nos diversos públicos alvo.

Além disso, o curso proporcionará uma visão atualizada sobre a Responsabilidade Social Empresarial no Brasil, seus desafios e tendências, sempre evidenciados com exemplos e casos reais de sucesso.

Vejo que a abordagem do tema pela perspectiva dos investimentos sociais integrada a uma visão empresarial bastante abrangente é o grande diferencial deste curso. Ela certamente dará suporte a um diálogo mais amplo entre os protagonistas do Investimentos Sociais.

CURSO

Dias: 20 e 21 de Maio

Carga horária: 16 horas

Horário: das 9h00 às 18h00

Local: Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149 – Jd. Paulista – SP

INSCRIÇÕES

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional