GIFE lança cursos ferramentais em Salvador

Por: GIFE| Notícias| 01/07/2011
O GIFE levará para Salvador, Bahia, três módulos de seu curso instrumental Ferramentas de Gestão, entre os dias 20 a 22 de julho. Com o objetivo de fortalecer a atuação de investidores sociais e outras organizações da sociedade civil na região, a iniciativa tem apoio da Fundação Odebrecht, organização sócio fundadora do GIFE.
“Desde o final da década de 1990 o número de organizações sem fins lucrativos no Brasil triplicou. Esse aumento foi ainda mais intenso nos estados do nordeste. Com isso, há uma demanda crescente por oportunidades de formação em áreas ligadas à gestão, impulsionada pela necessidade de profissionalização dessas organizações”, afirma o gerente de Programas do GIFE, Andre Degenszajn.
O primeiro módulo, “”Cenário Social e o Investimento Social Privado no Brasil”” apresentará uma visão histórica da construção do campo do investimento social privado nacional e destacará os principais desafios enfrentados atualmente por essas organizações.
Já nos outros dias, a consultora Rosana Kisil, conselheira e fundadora da EDUCO BRASIL, ONG para educação experiencial ao ar livre, trará os módulos “”Elaboração de Projetos”” e “”Avaliação de Projetos””, que abordam questões centrais para atuação de organizações no campo social. Em seu conjunto, os módulos fornecem uma visão geral sobre instrumentos essenciais para o desenvolvimento de ações sociais mais consistentes.
“Os temas que serão trazidos para a Bahia são de grande relevância para profissionalização do setor. A mais importante contribuição que podemos oferecer é transferir tecnologia empresarial para as organizações de base, sem, no entanto, ferir a cultura e a identidade das instituições e comunidades”, afirma o Presidente Executivo da Fundação e Conselheiro do GIFE, Mauricio Medeiros.

Segundo ele, a fundação se posiciona como animadora de um grupo local relativamente pequeno de associados do GIFE, mas bastante significativo. “Nossa intenção é contribuir para trazer boas oportunidades de capacitação e aperfeiçoamento aos profissionais do terceiro setor na Bahia.”

Andre Degenszajn explica também que ainda serão levados outros módulos do curso Ferramentas de Gestão para Recife, ainda não definidos. “Essas cidades reúnem um grande número organizações da sociedade civil, particularmente aquelas dedicadas à promoção dos direitos humanos”, lembra.

Visão
A realização de cursos fora do eixo Rio-São Paulo está inserida em uma estratégia mais ampla de nacionalização do GIFE, sustentada pela visão estratégica da organização de ampliação da abrangência do investimento social privado. “Ao estar mais presente em outras regiões, o GIFE espera conhecer mais de perto e aprender com a diversidade de experiências e práticas desenvolvidas por organizações nesses estados”, afirma Degenszajn.
Trata-se, assim, do esforço do grupo em colocar em prática as ações promovidas pela Visão do Investimento Social Privado para 2020, apresentada pelo GIFE, no início do ano passado. Nela, deixa-se claro quais são os desafios, as principais linhas de ação e os indicadores propostos para o aprimoramento e expansão do setor no Brasil para a próxima década, que o torne relevante e legítimo, abrangendo diversos temas, regiões e públicos, formado por um conjunto sustentável e diversificado de investidores.
A visão para o setor foi elaborada a partir de três grandes eixos temáticos:

– Relevância e Legitimidade
– Abrangência (temática e geográfica)
– Diversidade de investidores

O segundo eixo, o da Abrangência, tem como base o fato de que o investimento social de origem privada está concentrado tanto regionalmente como tematicamente. “Por um lado, o investimento está centralizado no Sudeste e no Sul do Brasil. De outro, há temáticas mais consensuais – como educação, saúde, cultura e juventude – que deixam alguns assuntos e públicos descobertos”, acredita o secretário-geral do GIFE, Fernando Rossetti.

Faça sua inscrição para o curso Ferramentas de Gestão em Salvador, na seção cursos do site, onde você poderá encontrar também a programação completa, investimento e endereços.

Associe-se!

Participe de um ambiente qualificado de articulação, aprendizado e construção de parcerias.

Apoio institucional